O Mestrado em Práticas Empresariais e Jurídicas da Economia Social surge na sequência do mestrado presencial em funcionamento desde 2019, pretendendo proporcionar uma formação integrada e especializada que permita a profissionalização da gestão, transparência, funcionamento em rede, comunicação e obtenção de financiamento na Economia Social.
A modalidade a distância permitirá desenvolver e dinamizar atividades de ensino e investigação, sem fronteiras geográficas nem barreiras físicas, permitindo a expansão deste ciclo de estudos a todo o espaço lusófono, análises comparadas de diferentes realidades organizacionais e regimes, e a promoção de novas metodologias de ensino-aprendizagem colaborativas, com maior flexibilidade, através da combinação de sincronia e assincronia, e centralizadas no estudante.
O Mestrado privilegia a integração dos estudantes num conjunto diversificado de projetos e o contacto com as entidades do setor da Economia Social, adotando uma abordagem inovadora e holística que responda às exigências deste mercado de trabalho.
O mestrado responde também às exigências que se colocam aos profissionais do setor público e do setor privado, tendo em conta a relevância que a dimensão social assume no âmbito dos mesmos.