Marcos da Democracia no Combate à Pobreza é a campanha de comemoração dos 50 anos do 25 de abril da EAPN Portugal. Uma iniciativa do Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza e do Observatório Pobreza Lisboa.

Esta celebração ocorre num contexto de múltiplas crises e de instabilidade nacional e internacional, terreno fértil para o surgimento de movimentos sociais de cariz populista e antidemocrático que se alimentam da insatisfação da população, face às condições de vida e do sentimento de intolerância.

Este contexto reforça o risco de retrocessos sociais e acentua vulnerabilidades. Torna-se cada vez mais importante que o combate à pobreza seja um trabalho contínuo. É com os olhos postos no horizonte dos desafios, presentes e futuros, que recordamos e celebramos o caminho e as conquistas da luta contra a pobreza em democracia.

A partir da Cronologia da Luta Contra a Pobreza, selecionámos 12 marcos históricos dos últimos 50 anos. Associámos, a estes, testemunhos da academia, representantes institucionais, pessoas com responsabilidades políticas e pessoas cujas vidas tenham sido transformadas por algumas dessas medidas. O combate à pobreza desenvolve-se na democracia, nos Direitos Humanos, assente na justiça, dignidade, solidariedade e igualdade.

Saiba mais em https://www.eapn.pt/media/marcos-da-democracia-no-combate-a-pobreza/

 

Veja abaixo no link a intervenção da Presidente da Direção da Associação Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, Célia Pereira, que sublinha a importância da democracia e da liberdade para o florescimento do associativismo de base local e para o desenvolvimento integrado dos territórios e das suas comunidades.

https://www.facebook.com/watch/?v=982872130129157&rdid=j7IATrsHBnXrybnP

Partilhar nas redes sociais