A Animar é filha de Abril.
Surgiu no inicio dos anos 90 com o entusiasmo e o ativismo de cidadãos e cidadãs e de organizações da sociedade civil que pretendiam afirmar o Desenvolvimento Local no nosso país.

A liberdade e a democracia são dois pilares basilares do associativismo, como via de diálogo para a procura de respostas aos problemas e soluções concertadas para as necessidades dos cidadãos e cidadãs.

Nestes 50 anos o movimento associativo de base local, possibilitou fomentar a coesão, criar alternativas através da organização das populações, da rentabilização de espaços e equipamentos, da melhoria das condições de vida das comunidades, fazendo chegar a sua voz junto dos poderes instituídos.
Enquanto rede de agentes promotores da Cidadania e do Desenvolvimento Local, defendemos um modelo de governança que se quer democrática, participativa e inclusiva, que aproxime as pessoas dos problemas locais, dos problemas globais e que discuta as soluções em diálogo, de modo informal e horizontal, promovendo a igualdade e acolhendo a diversidade.

Acreditamos que o Desenvolvimento Local em articulação com a Economia Social são o caminho ou um dos caminhos para combater as desigualdades. Somos portanto uma rede de promoção da Cidadania e do Desenvolvimento Local em que os valores de Abril procuram ser cumpridos.
Os valores de Abril são-nos muito caros! A diversidade é um dos grandes desafios dos nossos tempos.
Ao celebrarmos 50 anos de democracia, de liberdade e igualdade, não podemos deixar de reforçar a importância da participação cívica e de salientar a necessidade de a fortalecer.

Reconhecer e valorizar a diversidade é valorizar a riqueza dos nossos territórios, das nossas comunidades e das nossas sociedades. É cumprir também os valores de Abril!

Partilhar nas redes sociais