A apresentação pública do Livro “Desenvolvimento Local em Portugal”decorreu no passado dia 15 de março, no Auditório da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, uma iniciativa associada à agenda de comemoração dos 30 anos da Animar.

No âmbito da sessão, Eduardo Graça, Presidente da CASES, salientou o contributo da Animar para dar visibilidade a iniciativas de desenvolvimento local e por aportar um pensamento disruptivo e inovação para o setor da economia social, dando destaque à importância do movimento associativo para a construção da democracia.

A publicação foi organizada por Alcides Monteiro, sociólogo e professor catedrático da Universidade da Beira Interior, e por António Fragoso, doutorado em Pedagogia e Professor Associado na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

No livro, que contou com o apoio da CASES e foi editado pela Edições Afrontamentos, os investigadores e organizadores da publicação convidaram várias investigadoras e investigadores, bem como atores locais a partilharem os seus testemunhos e práticas e os dilemas e desafios no âmbito do Desenvolvimento Local. Trata-se de um projeto coletivo, escrito a várias mãos e sob múltiplas perspetivas, sobre o Desenvolvimento Local em Portugal, composto por duas partes: uma primeira, em que se procura desenvolver uma reflexão mais conceptual sobre o que foi, é e pode ser o Desenvolvimento Local; e uma segunda parte, na qual alguns protagonistas relatam experiências concretas e inovadoras que servem de matriz inspiradora para outras intervenções.

Segundo os investigadores, a questão do «desenvolvimento local» não tem merecido a atenção que lhe é devida, embora tenha havido um caminho de renovação, revisão e adaptação por parte de quem está no terreno. E, todavia, esta é uma ideia e prática que em Portugal tem um historial de relevo, preenchido por pensamento crítico e por práticas que devolveram a muitas comunidades o poder de serem protagonistas do seu próprio destino, num mundo globalizado.

Célia Pereira, Presidente da Direção da Animar, destacou a importância desta obra para o reconhecimento e afirmação do movimento de Desenvolvimento Local, reforçando a necessidade de haver uma maior participação de mulheres nos órgãos de gestão das entidades e no setor da economia social.

Partilhar nas redes sociais