Hoje, dia 17 de outubro, pelas 14h30, no auditório da Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras, procedeu-se à apresentação pública dos resultados da Avaliação do Contributo do Portugal 2020 para a Digitalização da Educação. A organização do evento público, em regime presencial, decorreu de uma parceria entre o PESSOAS 2030 e a empresa EY Parthenon, responsável pela avaliação.
Esta avaliação, levada a cabo pelo PO CH – Programa Operacional Capital Humano e realizada pela EY Parthenon, concluiu que as medidas da Escola Digital, apoiadas pelo PO CH e pelos Programas Operacionais Regionais do Portugal 2020, com o investimento do Fundo Social Europeu, contribuíram para a redução da desigualdade no acesso a equipamentos informáticos e à internet, possibilitando maior equidade no acesso à educação entre os alunos com diferentes necessidades educativas e recursos económicos. Esta e outras conclusões, foram abordadas e analisadas durante o evento, que contou com uma mesa redonda para o efeito.
O debate foi moderado pela jornalista do Expresso, especializada em educação, Isabel Leiria, e acolhereu os representantes do CES no Grupo de Acompanhamento da Avaliação, Luís Manuel Lobo (FENPROF) e Elsa Picão (CIP); Nuno Rodrigues – Diretor Geral da DGEEC; Maria João Horta – Subdiretora Geral da DGE e Paulo Almeida – Diretor do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, Rio Maior.
O evento foi encerrado pelas 17h pelo Ministro da Educação, João Costa.