Governo definiu mais de 270 medidas para fazer baixar a taxa de risco de pobreza e exclusão social

Conheça as medidas que já estão em curso e o conjunto de ações inovadoras a implementar até 2025, para diminuir a taxa de risco de pobreza

São mais de 270 medidas para fazer baixar a taxa de risco de pobreza e exclusão social para os 10% em 2030. Em 2022, ano dos dados mais recentes, encontrava-se nos 20,1%. É uma meta ambiciosa, mas o trabalho desenvolvido nos últimos anos no combate à pobreza tem tido resultados notórios: entre 2015 e 2022, 659 mil pessoas saíram da situação de pobreza, e no ano passado Portugal registou a maior descida no risco de pobreza ou exclusão social da União Europeia.

A Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (ENCP) terá dois planos de ação com dois horizontes temporais diferentes para as concretizar (2022-2025 e 2026-2030).

Neste primeiro Plano de Ação, aprovado em Conselho de Ministros no dia 12 de outubro, estão mais de 270 medidas, organizadas por seis eixos estratégicos: reduzir a pobreza nas crianças e jovens e nas suas famílias; promover a integração plena dos jovens adultos na sociedade e a redução sistémica do seu risco de pobreza; potenciar o emprego e a qualificação como fatores de eliminação da pobreza; reforçar as políticas públicas de inclusão social e promover e melhorar a integração societal e a proteção social de pessoas e grupos mais desfavorecidos; assegurar a coesão territorial e o desenvolvimento local e, por último, fazer do combate à pobreza um desígnio nacional. Resultam de um processo participado das várias áreas governativas e entidades públicas.

Conheça o conjunto de ações inovadoras a implementar até 2025 e as medidas que já estão em curso.

Fonte: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=estrategia-nacional-de-combate-a-pobreza-governo-apresenta-mais-de-270-medidas-

Partilhar nas redes sociais