Esta edição do Innovation Trail aborda temas focados na cibersegurança, inovação, digitalização e desmaterialização, tendo sido apresentados vários testemunhos que permitem compreender estes temas e a importância de traçar uma estratégia que permitam a sustentabilidade futura das organizações.

No âmbito deste encontro foi destacada a importância da criação de impacto e do valor da transformação social, o papel da tecnologia e dos processos para a eficiência organizacional, nomeadamente no que respeita à comunicação interna e a gestão de recursos, reconhecendo-se a necessidade de criar uma nova geração de líderes organizacionais e alinhar estratégias e intervenções.

São muitos os desafios que o setor da economia social enfrenta, não só ao nível do financiamento, mas também no que respeita à atratividade e retenção do capital humano, tendo sido lançada a questão à plateia “Será que os/as jovens estão disponíveis para integrar as organizações que conhecemos?”.

A inteligência artificial sobre a qual ouvimos todos os dias falar é muito importante, mas não devemos tomar decisões com base na inteligência artificial, foi uma das principais recomendações do encontro.

A Cibersegurança é também um dos grandes desafios que se coloca ao setor, tendo sido recentemente conhecidos vários ataques a entidades da economia social.

De acordo com o Decreto Lei n.º 65/2021, de 30 de julho, que regulamenta o Regulamento do Regime Jurídico da Segurança do Ciberespaço, as entidades devem dispor de um plano de cibersegurança. No entanto, torna-se premente democratizar os sistemas, instrumentos e ferramentas de cibersegurança que são disponibilizados pelo Centro Nacional de Cibersegurança.

Partilhar nas redes sociais