Determinar o valor social das cooperativas agrícolas foi o objetivo do projeto AgriCoopValue, um projeto europeu, envolvendo seis países em que a CONFAGRI participou.
Decorreu no dia 29 de setembro, nas instalações da CONFAGRI, um evento multiplicador do projeto AgriCoopValue, no âmbito da qual foi apresentada a metodologia desenvolvida e os primeiros resultados obtidos. Estiveram presentes diversas entidades da economia social, bem como representantes de empresas, universidades e organismos públicos.
Para além da apresentação do projeto, da sua metodologia e resultados, houve lugar para as apresentações da COGECA (Confederação das Cooperativas Agrárias da UE) sobre a importância do Valor Social das Cooperativas agrícolas no contexto Europeu, da CASES sobre a Conta Satélite da Economia Social e da Associação das Cooperativas Galegas. Seguiu-se uma mesa de debate com a participação da Adega de Palmela, da CASES e da Universidade Católica do Porto.
O Secretário Geral da CONFAGRI, Eng.º Francisco Silva, salientou a importância deste projeto para a CONFAGRI, que considera um passo no caminho da demonstração do valor das cooperativas agrícolas a nível económico, social e ambiental.
“Os trabalhos desenvolvidos no AgriCoopValue são relevantes não apenas para o real conhecimento do sector, mas também para tornar a comunicação coma sociedade em geral mais eficiente, contribuindo para um maior reconhecimento do sector cooperativo agrícola”, reforçou.
Américo Mendes destacou a importância deste trabalho para a coesão social e territorial, assim como para o reconhecimento do setor da economia social, à semelhança do trabalho já levado a cabo no âmbito do estudo “Importância Económica e Social das IPSS em Portugal: Central de Balanços 2019 e 2020” e do “Estudo sobre a Importância Económica, Social, Ambiental e de Inovação das organizações pertencentes à Rede Animar”.
Mais informação sobre este projeto está disponível em https://agricoopvalue.eu/pt/home-2/