A interculturalidade na escola foi o mote para uma acção de formação de curta duração que no passado dia 13 de setembro dinamizámos no Agrupamento de Escolas a Lã e a Neve e que envolveu mais de meia centena de docentes dos vários níveis de ensino.

Reflectimos sobre os conceitos de diversidade cultural e sobre a sua presença nas nossas vidas: na escola, na rede de amizades e na família. Olhámos para os ecossistemas para perceber como uma maior homogeneidade se traduz em menor riqueza, tal como os bosques com ecossistemas ricos se diferenciam dos pinhais monótonos.

Olhámos para as diferentes estratégias de adaptação e para as competências de comunicação intercultural. Falámos sobre cultura, sobre identidades e sobre os preconceitos que transportamos connosco, que se podem materializar no anticiganismo, no antissemitismo, na xenofobia ou no racismo.

Foi importante ouvir os e as docentes falar sobre as suas dificuldades, sobre as barreiras linguísticas e foi especialmente estimulante terminarmos com várias actividades planeadas para este ano lectivo porque o Agrupamento de Escolas a Lã e a Neve leva o diálogo intercultural a sério, para fazer desta escola uma oportunidade de aprendizagem e de integração para todas as pessoas que fazem da sua comunidade.

Esta formação decorreu no âmbito do EDxperimentar, um projecto de educação para a cidadania global, promovido pela FGS, de que a CooLabora é entidade parceira.

Partilhar nas redes sociais