No dia 28 de julho de 2023, foi o lançamento do estudo sobre o “Retrato dos/as Jovens e das Associações Juvenis Portuguesas”, promovido pela FNAJ (Federação Nacional das Associações Juvenis) e desenvolvido pelo Centro de Investigação e de Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto em parceria com o IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude).
O evento aconteceu no Centro de Juventude de Lisboa e foi apresentado por Marco Santos, Presidente da Direção da FNAJ com participação da Diretora Regional do IPDJ Lisboa e Vale do Tejo, Eduarda Marques e a presença de representantes de estruturas governamentais convidados à auscultação dos resultados. No espaço estiveram a assistir, jovens representantes de diversas associações juvenis, sobretudo da área Metropolitana de Lisboa.
Este estudo contou com a participação de 94 dirigentes associativos, correspondendo a uma representação de cerca 10% do universo de quase 1000 associações juvenis ao nível nacional.
Procurou-se distinguir e caracterizar as associações juvenis portuguesas e o seu impacto para o crescimento das pessoas dirigentes.
Resumidamente, verifica-se que 40% das pessoas dirigentes têm idades compreendidas entre 18 e 30 anos, que existem mais mulheres que homens nesta posição, no que respeita a distribuição geográfica as associações encontram-se sediadas mais no litoral norte do país e que na sua atuação privilegiam o âmbito municipal.