Decorreu no passado dia 17 de abril a sessão de apresentação da Estratégia de Especialização Inteligente do Norte 2021-27, na qual a Animar se fez representar pela sua associada iLocal, sendo representada por Filipe Jeremias.
A sessão teve lugar no Instituto Politécnico de Bragança – ESTiG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão | Auditório Eng.º Alcino Miguel, pelas 15h00, assumindo como principais objetivos apresentar a nova publicação da S3 NORTE 2027 e promover um debate sobre os principais desafios, prioridades e oportunidades de financiamento desta estratégia regional para o período 2021-27.
O novo período de programação das políticas da União Europeia 2021-27, as estratégias de especialização inteligente e o seu modelo de governação constituem a única condição favorável para financiamento do Objetivo de Política 1, que inclui os apoios nas áreas da I&D, inovação e do apoio às PME. Para cumprimento dessa condição favorável, a Estratégia de Especialização Inteligente do NORTE 2021-27 (S3 NORTE 2027) foi aprovada a 30 de dezembro de 2020, pelo Conselho Regional da CCDR-NORTE, no âmbito da Estratégia Regional NORTE 2030.
Nos regulamentos da Política de Coesão aprovados pela Comissão Europeia para o novo período de programação (2021-27), as estratégias de especialização inteligente e o seu modelo de governação continuam a assumir idêntica relevância ao período de programação anterior (2014-20).
Este foi um momento onde houve a oportunidade de se apresentar esta Estratégia de Especialização Inteligente 2021-27, fazendo uma breve atualização no diagnóstico do Sistema Regional de Inovação do Norte, às conclusões das recomendações do exercício de monitorização do período anterior, aos domínios prioritários da nova Estratégia Regional de Especialização Inteligente 2021-27.
Dada a relevância que a S3 NORTE 2027 vai representar na dinamização do sistema regional de inovação e no enquadramento dos apoios por parte do NORTE 2030 nas áreas de I&D e inovação, é fundamental esta publicação específica da estratégia, para garantia de uma maior visibilidade e apropriação por parte de todos os atores do Sistema Regional de Inovação.
Dentro dos objetivos e da visão desta estratégia, salienta-se de um modo unanime, que o novo modelo de governação previsto é de facto, a principal diferença em relação ao período anterior, pois sugere-se que a Região faça os devidos entendimentos entre os diferentes Stakeholders para a concretização de projetos.
Mais informações em: https://www.ccdr-n.pt/pagina/estrategia-de-especializacao-inteligente-da-regiao-do-norte