Pôr em comum e trabalhar em rede foram as duas ideias-chave que marcaram a Tertúlia Turismo Sustentável na Serra da Lousã realizada no passado 13 de março, no Auditório da Biblioteca Comendador Montenegro e organizada pela ACTIVAR e Associação Empresarial da Serra da Lousã.

Os empresários, associações e câmara concluíram que está no momento de criar uma estratégica comum que articule os diversos interesses para um turismo sustentável que trabalhe as componentes económica, social, ambiente numa perspetiva de futuro.

A Lousã, além de ter uma grande potencial, já tem muito investimento realizado por privadas, câmara e outros organismos públicos. O resultado é a imagem forte do turismo da Serra da Lousã que atrai muitos portugueses e cada vez mais estrangeiros. Como disse o gerente do Hotel OCTANT Lousã este ano está a superar o ano passado na taxa de ocupação,, para o que contribui o património natural e construído assim como a oferta das atividades de Animação Turística.

Esta oferta é cada vez mais diversificada. Além do Turismo Acessível à projetos de turismo regenerativo e sustentável na Cerdeira e Silveirinha.

Com a presença de muitos jovens promotores e interessados no futuro da Serra da Lousã, sentiu-se uma energia positiva que contribui para que o futuro seja mais risonho.

A Câmara Municipal assumiu o papel de escuta ativa na Tertúlia, para poder propor uma estratégia conjunta , colaborativa, mais conforme a realidadecomo referiu a vereadora do pelouro. Foi esta autarca que lançou a a ideia da criação de um conselho consultivo que acompanhe a Câmara na formulação de estratégias de turismo e sua execução. A ideia foi muito bem acolhida por todos e todas que manifestaram um grande interesse na participação.

A ANIMAR participou nesta Tertúlia, muito interessada em aprender com o Turismo na Serra da Lousã, de forma a enriquecer a sua ação TBL – Turismo de Base Local que também conta com a participação da ACTIVAR.

Partilhar nas redes sociais