“Segundo as previsões mais recentes, ao ritmo atual, serão necessários mais 300 anos para alcançar a plena igualdade de género “ disse António Guterres na ONU. Mas, um grupo de jovens mulheres da Universidade de Coimbra, quer contrariar a recessão que se verifica  nas práticas sociais em relação à igualdade do género.

São do Programa Engenheiras por um Dia e com o INCCoDE 2023 celebraram o Dia das Mulheres na Universidade de Coimbra organizando a sessão “Women Keep Creating Value“ , no dia 8 de Março, no Student Hub em Coimbra

Após a abertura, decorreu um painel com a presença de diversas empresas, SONAE, Microsoft, EDP. .PT e FEUC. As empresas apresentaram medidas para a implementação da igualdade do género nas suas organizações.

As microagressões são um problema detetado , sendo, muitas vezes ações involuntárias, de preconceitos inconscientes, que se repercutem na descriminação das mulheres. As ações de formação e criação de grupos de colaboradores para a entreajuda na superação de atitudes negativas são ações que , a par da valorização profissional e desenvolvimento das “power skills” permitem as mulheres afirmarem-se nas empresas criando ambientes favoráveis à igualdade de género.

“Integridade é dizer e fazer”, sendo necessária uma prática que vá de encontro aos princípios e intenções proclamados.

 

No segundo painel foram apresentados trabalhos de mulheres cientistas de vários universidades e politécnicos. Salienta-se Inês Thomas Almeida que começou por perguntar se alguém sabia dizer os nomes de cinco compositoras de música clássica. Ninguém sabia, o que é comum disse esta investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas daUniversidade Nova de Lisboa. Porque não são conhecidas, embora tenham criado obras de grande qualidade? Temos que ouvir as obras destas mulheres músicas para quebrar esta barreira de silêncio que , nalguns casos, se mantém há séculos.

 

O Programa Engenheiras Por Um Dia que coorganizou esta sessão,trabalha a adesão de jovens raparigas para os cursos de engenharias tecnológicas , frequentados só por 15% de mulheres. Já contactaram cerca de 12.500 mulheres desafiando-as a serem “engenheiras por um dia , para experimentar toda a vida”, Este programa foi criado pela Rosa Monteiro quando assumiu funções de Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

A Animar esteve representada na sessão “Women Keep Creating Value“.

Partilhar nas redes sociais