UMAR

União de Mulheres Alternativa e Resposta

A UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta - é uma associação de mulheres constituída em 12 de Setembro de 1976. Como Organização Não Governamental está representada no Conselho Consultivo da CIDM (Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres) desde 1977.
Nasceu da participação activa das mulheres com o 25 de Abril de 1974 e da necessidade sentida, por muitas delas, de criarem uma associação que lutasse pelos seus direitos, naquele novo contexto político.

A UMAR é hoje uma associação que se reclama de um feminismo comprometido socialmente, empenhada em despertar a consciência feminista na sociedade portuguesa.

De um percurso de quase 30 anos, a UMAR conseguiu unir várias gerações de mulheres, abrir espaços de intervenção para as mais jovens e actualizar a sua intervenção com uma Agenda Feminista de novas e "velhas" causas, como seja o direito à contracepção e ao aborto, a luta contra a violência doméstica, a Paridade nos órgãos de decisão política ou o envolvimento internacional em iniciativas como a da Marcha Mundial de Mulheres.

Embora ao longo da sua vida sempre tenha mantido o mesmo logótipo e a mesma sigla, a UMAR começou por ser União de Mulheres Antifascistas e Revolucionárias até 1989, aquando do seu 4º Encontro Nacional altura em que passou a ser Movimento para a Emancipação Social das Mulheres Portuguesas. Finalmente, já na segunda metade da década de 90, a UMAR passou a ter a designação que actualmente assume: União de Mulheres Alternativa e Resposta.

A direcção da UMAR combina hoje uma nova geração de mulheres com outras que viveram intensamente os movimentos de mulheres dos anos 70, num intercâmbio de ideias e experiências capaz de estabelecer os elos entre gerações, fundamentais para que a memória histórica não se venha a perder, mas que permita avanços no quadro de novos tempos e de novas posturas sobre os feminismos.

Cinco grandes fases percorrem a vida da Associação.
Elas não foram planeadas como orientação política.
Surgiram da vida, das lutas das mulheres e entrelaçam-se com a própria história dos feminismos em Portugal.

Rua Cozinha Económica, Bloco D, 30 M-N,
Lisboa

1300-149 Lisboa

Concelhos de intervenção

Últimas notícias

07/12/2022
  Decorreu nos dias 24 e 25 de novembro, em Matosinhos, o II Fórum Portugal Contra a Violência, sob o lema Combate à Violência contra as mulheres e violência doméstica - o Papel da Comunicação Social.  
29/11/2022
  Decorreu, no dia 29 de novembro, no Centro De Cultura E Intervenção Feminista Da UMAR, em Lisboa, a Oficina de Livros Cartoneros animada por Sara Borges, da Editora Cartonera Pachamama, que conduziu o grupo nesta inspiradora experiência criativa, de uma
14/05/2021
Stand by Her é uma campanha de prevenção da violência sexual, tornando-a mais visível e chamando a atenção para o papel fundamental de quem testemunha estes comportamentos podem ter, agindo para a impedir e/ou denunciar.

Eventos

Terça, 07/03/2023
  O FORUMAR Lisboa e Porto está promover uma ação de "Formação de agentes qualificados/as que atuem no domínio da Violência Doméstica e/ou da prevenção da vitimização ou revitimização desta – Técnicos/as de Apoio à Vitima"- TAV de (90h). De 7 de m
Segunda, 23/05/2022
O FORUMAR Lisboa irá promover uma ação de "Formação de Formadores/as para obtenção de especialização em Igualdade de Género" (72h) de 23 de maio a 3 de agosto de 2022 e ministrada pelas formadoras Manuela Tavares e Inês Coelho da UMAR.  
Quarta, 24/11/2021
  A campanha dos 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Género em 2021 está quase a começar!  

Recursos

Feminismo
Igualdade de Género
Autoria: Cláudia Múrias, Joana Sales, Tatiana Morais
Edição: Edição UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta
Ano: 2015
Donwloads disponíveis