Recursos

Destaques
847 recursos encontrados

Educação e Metodologias Participativas

Ponta Delgada teve a honra de organizar o Encontro Nacional Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) decorrido a 4 novembro de 2016, no Salão Nobre do Teatro Micaelense, e que contou com a participação de 75 autarcas, dirigentes e técnicos, representando 33 municípios do Continente, Açores e Madeira, reafirmando, com esta organização o seu comprometimento com a RTPCE e a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) que integra desde julho de 2015.

Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras
Lisboa
Educação e Metodologias Participativas

Com a celebração da primeira edição do Dia Internacional da Cidade Educadora, é intenção das cidades educadoras tornar visível o seu compromisso com a educação enquanto ferramenta política de transformação social e, por isso, gostaríamos de convidar as cidades e governos locais de todo o mundo a juntarem‑se a este apaixonante repto de construir cidades cada dia um pouco mais educadoras, e, dessa forma, mais justas, solidárias e inclusivas.

Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras
Lisboa
Educação e Metodologias Participativas

No dia 12 de abril, e tendo como cenário o belíssimo Convento de S. Francisco, Santarém teve o privilégio de ser palco do Encontro Nacional Extraordinário da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, sob a égide “ O Valor da Cidadania”, no qual 70 autarcas e técnicos de 33 Municípios se fizeram representar

Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras
Lisboa
Juventude

Não se pretende aqui estereotipar as diferentes orientações sexuais, mas sim dar-te pistas e dados sobre algumas questões concretas. A definição da tua orientação sexual pertence-te e só tu poderás definir-te plenamente ou simplesmente recusar qualquer tipo de definição. Mas talvez te sintas como nós, Adão e Ivo ou Ana e Eva, em vez de Adão e Eva?...

Associação de jovens lgbti e apoiantes
Lisboa
Economia Social e Solidária
Cooperação para o Desenvolvimento

Este guia pretende ser um instrumento de trabalho e de consulta, útil a quem intervém e/ou investiga nas áreas da Cooperação para o Desenvolvimento, Educação para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária e de Emergência, assim como a quem deseja saber mais sobre estas áreas e sobre as ONGD portuguesas.

Plataforma Portuguesa das ONGD
Lisboa
Ambiente e Ecologia
Cidadania e Participação

A Plataforma Portuguesa das ONGD celebra 30 anos em 2015. Muito caminho se percorreu desde 1985. As Organizações Não Governamentais de Desenvolvimento (ONGD) são hoje actores e parceiros incontornáveis da Cooperação Portuguesa. 

Plataforma Portuguesa das ONGD
Lisboa
Cooperação para o Desenvolvimento
Cidadania e Participação

O Programa Europa para os Cidadãos tem como objetivo encorajar os cidadãos europeus a desempenhar um papel mais importante no desenvolvimento da União Europeia e a aproximar a Europa dos seus cidadãos.

Legislação Portuguesa
Feminismo

A brochura Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) numa perspetiva de género é um contributo para a implementação dos ODS a nível local numa ótica de integração transversal e sistemática da dimensão da igualdade entre mulheres e homens.

PPDM - Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres
Lisboa
Feminismo
Igualdade de Género

A CEDAW – Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres, informalmente designada como a Carta de Direitos Humanos das Mulheres, é um dos instrumentos internacionais fundamentais em matéria de Direitos Humanos. Foi ratifi cada pelo Parlamento Português em 1980, pelo que, por força do Art.º 8º da Constituição da República Portuguesa, vigora na ordem jurídica interna e pode, portanto, ser invocada perante os Tribunais. Portugal ratifi cou o Protocolo Opcional à Convenção em 2002.

PPDM - Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres
Lisboa
Feminismo
Igualdade de Género

A brochura sobre a integração da dimensão da igualdade de género na nova agenda urbana e no planeamento urbano do território é um contributo para a implementação desta nova agenda urbana a nível local numa ótica de integração transversal e sistemática da dimensão da igualdade entre mulheres e homens.

PPDM - Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres
Lisboa
Feminismo
Igualdade de Género

A CEDAW, informalmente designada como a Carta de Direitos Humanos das Mulheres, é um dos instrumentos internacionais fundamentais em matéria de direitos humanos. Até hoje, 186 Estados, ou seja, mais de 90% dos Estados-membros das Nações Unidas, ratificaram esta Convenção das Nações Unidas.

PPDM - Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres
Lisboa
Intervenção Comunitária
Igualdade de Género

Um dos principais eixos da intervenção do MDM é a denúncia e o combate à violência exercida sobre as mulheres e o tráfico configura mais uma dimensão dessa violência. Em Portugal, e em todo o mundo, um sórdido negócio expande-se na troca do vil metal pela exploração da força de trabalho, e do corpo de milhões de mulheres e crianças, que terminam na prostituição e na exploração sexual, no trabalho escravo e na mendicidade.

MDM - Movimento Democrático de Mulheres
Lisboa
Intervenção Comunitária
Igualdade de Género

O Projecto Dar + é um projecto que pretende contribuir para a promoção e consolidação dum voluntariado sólido, qualificado e reconhecido socialmente para que, de forma sistemática, seja valorizado o trabalho voluntário e para sensibilizar a sociedade em geral para a importância da acção voluntária como instrumento de solidariedade e desenvolvimento.

Movimento de Apoio à Problemática da Sida
Faro
Intervenção Comunitária
Juventude

A importância de se refletir de uma forma participada sobre as situações de perigo, fatores de risco e de proteção, conducente a uma atuação integrada, concertada e articulada dos diversos intervenientes com competências em matéria de infância e juventude, tem em vista uma intervenção planificada, sistémica e precoce que se traduza numa resposta consistente e efetiva às necessidades locais em matéria de prevenção.

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo de Odemira
Odemira
Intervenção Comunitária
Exclusão Social e Luta Contra a Pobreza

A dimensão social, no seu sentido mais lato, assume-se como um pilar fundamental na promoção do desenvolvimento do concelho de Odemira, a par das dimensões económica e ambiental, O combate à pobreza e exclusão social, a promoção dos direitos económicos, sociais, culturais e civis, a promoção do emprego, a afirmação de valores como a tolerância, o respeito pela diversidade e pela igualdade de oportunidades, representam pressupostos fundamentais da política local de desenvolvimento social.

Município de Odemira
Odemira
Migrações, Diversidade Cultural e Interculturalidade
Direitos Humanos

Com este projeto, pretende-se construir um PMII assente numa participação ativa de toda a comunidade, capaz de acolher e integrar os imigrantes nacionais de países terceiros numa perspetiva de diferenciação como enriquecimento cultural, social e económico e, simultaneamente, integrar e dar continuidade a projetos que já estejam implementados no nosso território. O período de execução do “ODEMIRA INTEGRA” será i de julho de 2015 e 31 de dezembro de 2017.

Município de Odemira
Odemira
Voluntariado

O BLV de Odemira pretende ser um espaço de fácil acesso e de encontro entre voluntários e as entidades promotoras de voluntariado.

Município de Odemira
Odemira
Igualdade de Género
Juventude

Este é um projeto desenvolvido pela Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens em parceria com a Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas, cofinanciado pelo Programa Cidadania Ativa EEAGrants, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Rede Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens
Lisboa