Recursos

Destaques
1075 recursos encontrados

Intervenção Comunitária
Igualdade de Género

Manual de divulgação da metodologia de implementação da Rede de Voluntariado de Apoio à família no concelho da Covilhã, realizado pelo Projecto ConVidas (Beira Serra, Animar e CIDM). Os seus autores partiram da convicção de que esta experiência poderá conter respostas práticas para algumas das dificuldades sentidas pelas famílias carenciadas face a situações de dependência de membros seus (crianças, idosos, etc) e ser um incentivo à solidariedade comunitária. 

Beira Serra - Associação de Desenvolvimento Local
Covilhã
Voluntariado

"Tanto o voluntariado quanto o ativismo social são estratégias importantes para promover a participação das pessoas nas mudanças sociais e no desenvolvimento humano. Esta é uma das principais conclusões de um estudo realizado em 2007/8 pela CIVICUS: a Aliança Mundial para a Participação Cidadã, a Associação Internacional de Esforços Voluntários (IAVE) e o Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV).

ONU - Organização das Nações Unidas
Manhattan
Voluntariado

Versão final das conclusões do Conselho da Enião Europeia adoptadas pelo Conselho EPSCO em 3 de Outubro de 2011.

Conselho da UE - Secretariado Geral
Bruxelles
Voluntariado

O Estudo sobre o Voluntariado teve como objectivo geral a realização de um diagnóstico sobre a situação actual do voluntariado em Portugal, em termos do enquadramento institucional, das práticas e das necessidades de promoção do voluntariado.

Edição de autor
Montemor-o-Novo
Voluntariado

Estas tomadas de posição apoiam a agenda política dos 5Rs do CEV disponibilizando mais detalhes sobre a perspetiva do CEV nos seguintes assuntos:
Garantia Jovem
Serviço Voluntário Europeu & Corpo Europeu de Solidariedade
Voluntariado em grandes em grandes eventos desportivos
“Volunturismo”

CPV - Confederação Portuguesa do Voluntariado
Lisboa
Feminismo
Igualdade de Género

Guia da OIT - Organização Internacional do Trabalho, para a integração da questão de género na resposta ao VIH e sida no local de trabalho.

Organização Internacional do Trabalho
Lisboa
Exclusão Social e Luta Contra a Pobreza
Laboral/Sindical

"A epidemia HIV/SIDA tomou a amplitude de uma crise mundial. É um dos grandes desafios lançados ao desenvolvimento e ao progresso social. Nos países mais atingidos, a epidemia apaga décadas de crescimento, destroi a economia, ameaça a segurança e desestabiliza as sociedades. Na África subsahariana, onde tem desde já um impacto devastador, a epidemia cria um estado de urgência.

Organização Internacional do Trabalho
Lisboa
Exclusão Social e Luta Contra a Pobreza
Saúde

Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo coronavírus (COVID-19), pré-publicação.

DGS - Direçãp-Geral de Saúde
Lisboa
Exclusão Social e Luta Contra a Pobreza
Saúde

Neste anexo são apresentados os resultados - em infografia - do questionário online realizado pela EAPN Portugal e o MTSSS, em Abril de 2020, sobre o combate à pobreza em contexto da COVID-19.

EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza
Porto
Exclusão Social e Luta Contra a Pobreza
Saúde

Nesta publicação (e ANEXO) são apresentados os resultados do questionário online realizado pela EAPN Portugal e o MTSSS, em Abril de 2020, sobre o combate à pobreza em contexto da COVID-19.

EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza
Porto
Responsabilidade Social

Estudo elaborado pelo Grupo Inforpress como o objectivo de analisar o estado da responsabilidade social das empresas cotadas na Euronext Lisboa, elaborar códigos de bom governo, fundos sustentáveis e a comunicação com o pequeno accionista.

Edição de autor
Montemor-o-Novo
Ambiente e Ecologia
Responsabilidade Social

O Survey Internacional da KPMG de Reporting Responsabilidade Social 2005 é o mas exaustivo do seu tipo, desde a sua primeira publicação em 1993. Analisa as tendências do Reporting de Responsabilidade Social nas maiores empresas do mundo, incluindo as 250 maiores empresas da Fortune 500 (250 Global) e as 100 maiores empresas em 16 países (National 100). Com uma cobertura acima de 1600 empresas, o Survey da KPMG fornece uma visão global das tendências de reporting no decurso dos últimos dez anos.

Edição de autor
Montemor-o-Novo
Responsabilidade Social

"Quase dois terços da população do planeta compõe-se de pessoas pobres, muitas vezes privados do acesso a serviços adequados, energia, água, saúde e acima de tudo, oportunidades de melhores perspectivas económicas e sociais.

CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável
Responsabilidade Social

"O presente documento é a edição, em português, do relatório produzido na língua inglesa e que conjuntamente com os relatórios dos restantes países que compõem a parceria deste projecto e com um relatório síntese e comparativo entre as realidades dos diferentes países, constitui o relatório final sobre o “Estado da Arte” da Responsabilidade Social das Empresas (RSE) nos países pertencentes à parceria.

CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins
Lisboa
Ambiente e Ecologia

“Ao nível da produção de electricidade, o Grupo tem em marcha para o período 2002-2012 um plano ambicioso de expansão do seu parque electroprodutor, com parques eólicos, centrais hidráulicas e centrais de ciclo combinado a gás natural, que permitirá diminuir em 41 por cento as emissões específicas de CO2 do seu parque global de produção eléctrica.

Edição de autor
Montemor-o-Novo
Responsabilidade Social

"O GRACE, há treze anos, aceitou o repto lançado num relatório em que testemunhava que “em Portugal não há ninguém que afirme ouvir um apelo à cidadania empresarial”. De então para cá, desenvolveu uma atividade que contribuiu de um modo significativo para a mudança, patente no presente trabalho que, através da análise de uma série de estudos e da identificação de casos concretos, nos faz chegar à seguinte conclusão: neste período alterou-se, de facto, a atuação das organizações em matéria de responsabilidade social corporativa, tendo-se modificado também a visão que as mesmas têm destes temas, evoluindo de uma perspetiva puramente instrumental (objetivos de marketing ou projeção de imagem) para uma conceção mais integrada e, assim, muito mais prometedora.

GRACE – Empresas Responsáveis
Lisboa
Responsabilidade Social

O Guia: Responsabilidade Social nas Pequenas e Médias Empresas encontra-se dividido em quatro blocos:
• PONTO DE PARTIDA: enquadra a ambição do documento, o público a que se destina e o conceito de Responsabilidade Social (RS);
• REFLEXÃO: destaca quais os desafios, as oportunidades, os mitos e os fatores chave de sucesso relacionados com a implementação de iniciativas de RS nas Pequenas e Médias Empresas (PME);
• AÇÃO: identifica quatro momentos chave para uma implementação bem-sucedida, desde a definição de um projeto empresarial que integra preocupações sociais e ambientais à monitorização das atividades desenvolvidas;
• FERRAMENTAS: sugere uma lista de normas e referenciais existentes e apresenta algumas ferramentas para a gestão da responsabilidade social nas PME.

GRACE – Empresas Responsáveis
Lisboa
Agricultura
Economia Social e Solidária

Este guia relaciona sistemas alimentares sustentáveis, circuitos curtos agroalimentares, políticas publicas alimentres e sistemas de governança local tendo em vista a implementação e a monitorização de circuitos curtos agroalimentares e estratégias de segurança alimentar e nutricional e a construção de políticas locais baseadas no direito humano a uma alimentação adquada.

ACTUAR – Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento
Coimbra