Recursos

Destaques
1112 recursos encontrados

Economia Social e Solidária
Igualdade de Género

O INE apresenta os indicadores disponíveis para Portugal, decorrentes do quadro global de indicadores adotado pelas Nações Unidas para acompanhar os progressos realizados no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Instituto Nacional de Estatística
Lisboa
Legislação Portuguesa
Feminismo

Guia constituído por dois blocos informativos, incluindo temas de carácter geral e específicos para estrangeiros e nacionais. Concebido a pensar naqueles que, em Portugal e no estrangeiro, prestam apoio à mobilidade humana e às suas necessidades particulares, e também para quem trabalha na neutralização da dupla exclusão dos migrantes e suas famílias.

Governo da República Portuguesa
Lisboa
Intervenção Comunitária
Cidadania e Participação

Estudo comparado sobre os serviços de guarda de criança e a sua importância no emprego, a igualdade de oportunidades e a conciliação do doméstico com o laboral.

Comissão Europeia
Feminismo
Economia Social e Solidária

As significativas desigualdades salariais entre homens e mulheres constituem uma das mais persistentes características dos mercados de trabalho um pouco por todo o mundo. Apesar da diferença salarial ter registado algumas reduções, as mulheres, em média, continuam a receber salários inferiores aos dos homens. Esta tendência Esta tendência mantém-se, não obstantes os progressos significativos registados pelas mulheres em termos de formação e experiência laboral.

Organização Internacional do Trabalho
Lisboa
Património
Intervenção Comunitária

"O turismo não é e nem pode ser visto apenas como uma atividade econômica. Étambém uma atividade carregada de signos, representações, resistência e de valores sociais. Mas da mesma forma que traz o desenvolvimento e o crescimento dos lugares,traz também destruição da natureza, das comunidades locais e das tradições."

Universidade Federal da Paraíba
Laboral/Sindical
Economia e Gestão

Análise aos resultados da investigação de campo realizada para o Departamento de Estado dos EUA, sobre os sectores do calçado desportivo, vestuário e venda a retalho entre 2000 e 2002, com o objectivo de identificar e analisar como as empresas adoptam, implementam e avaliam códigos de conduta nos seus negócios, a nível mundial.

Organização Internacional do Trabalho
Lisboa
Desenvolvimento
Empreendedorismo | Empregabilidade

Manual de apoio aos Estados-membros no sentido de reforçar as estruturas políticas, sistemas e práticas de orientação na Europa, por forma a criar um ambiente institucional adequado e dispositivos sistémicos de estratégias convergentes para construir sistemas regionais e nacionais de formação ao longo da vida transversais aos sectores da educação e do emprego, com altos níveis de equidade, eficiência e qualidade.

 

 

Comissão Europeia
Economia Social e Solidária
Cidadania e Participação

Pelo 4º ano consecutivo que a Euronatura produz o ranking “Alterações climáticas e Gestão de empresas” cujo objectivo consiste em retratar as empresas portuguesas face à problemática das alterações climáticas.

Euronatura – Centro para o Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentado
Lisboa
Intervenção Comunitária
Roteiros | Guias | Catálogos

O Manual da Qualidade e Regulamento Interno – Tipo (MQR) para a valência de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é um Produto desenvolvido no âmbito das actividades do Projecto ADAPT, enquadrado na 2ª Fase da Iniciativa Comunitária Equal. O MQR -Tipo, ao nascer de necessidades institucionais identificadas, tem como principal objectivo facilitar a implementação do Modelo de Avaliação da Qualidade do ISS para o SAD.

Governo da República Portuguesa
Lisboa
Agricultura
Intervenção Comunitária

Dirigido aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, esta publicaçãp pretende motivar e sensibilizar as crianças para a construção de Hortas Pedagógicas nos páteos das escolas.

Câmara Municipal de Peniche
Peniche
Economia Social e Solidária
Intervenção Comunitária

Este documento pretende cumprir dois objectivos: por um lado, reflectir sobre a implementação do Plano Nacional de Acção para a Inclusão 2006-2008, e, por outro lado, apresentar uma primeira série de contributos e recomendações da Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal (REAPN) para o novo PNAI 2008-2011 que deverá ser submetido pelo Governo Português à Comissão Europeia até 15 de Setembro de 2008.

EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza
Porto
Economia Social e Solidária
Intervenção Comunitária

Com o Guia das ONGD 2012 a Plataforma Portuguesa das ONGD pretende partilhar informação sobre o trabalho realizado em Portugal na área da Cooperação para o Desenvolvimento.
Neste guia pode encontrar diversas informações sobre o sector do desenvolvimento em Portugal, quem são os actores que nel intervêm, o que fazem, como o fazem e porque o fazem.

Plataforma Portuguesa das ONGD
Lisboa
Economia Social e Solidária
Intervenção Comunitária

Em 13 e 14 de Novembro de 2010 realizou-se em Lisboa o Congresso do Associativismo e da Democracia Participativa.

Edição de autor
Montemor-o-Novo
Feminismo
Intervenção Comunitária

As famílias têm hoje uma dimensão significativamente menor do que há 50 anos. Apesar de o casal continuar a ser a forma predominante de organização familiar, o seu peso estatístico recuou, em particular o dos casais com filhos. Em contrapartida, ganharam importância os casais sem filhos, as famílias monoparentais e as pessoas a viver sós.

Instituto Nacional de Estatística
Lisboa
Património
Cultura

"Dez anos da Convenção do Património Cultural Imaterial: Ressonâncias Norte e Sul” resulta da reflexão conjunta promovida ao longo dos últimos anos através da organização ou participação conjunta em eventos, no Brasil e em Portugal. A maioria dos eventos ocorreu na altura em que a Convenção do Património Imaterial se aprestava a celebrar 10 anos. Esses eventos constituíram-se como oportunidades relevantes para reunir profissionais e académicos que produziram reflexões em torno do património, em geral, e do património imaterial, em concreto, que constituemo centro do presente número.

CES - Centro de Estudos Sociais Universidade de Coimbra
Coimbra
Feminismo
Economia Social e Solidária

A temática da conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar assume grande relevância, tendo hoje porventura uma renovada pertinência, fruto da evolução económica e social mais recente, designadamente por duas ordens de razões: i) numa sociedade fortemente competitiva à escala global, marcada por uma contínua pressão para a maximização de resultados e para a necessidade de uma permanente atualização de competências, a vida profissional tende a tornar-se de tal forma exigente que pode penalizar a vida pessoal e familiar, tornando mais difícil a conciliação entre estes domínios; e ii) a evolução das estruturas familiares (por efeito, por exemplo, da menor natalidade e do aumento da população idosa), de tudo o que as envolve para além do «mundo do trabalho», das expetativas e valores dominantes, lança novos desafios à reflexão sobre esta temática e, consequentemente, ao desenho de políticas públicas que promovam uma maior e melhor conciliação entre o tempo dedicado ao trabalho, à família e a si próprio.

IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional
Lisboa
Economia Social e Solidária
Cidadania e Participação

Suplemeto da revista D&F, dedicado à gestão do tempo - família, trabalho, social.

IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional
Lisboa
Economia Social e Solidária
Intervenção Comunitária

A presente publicação reúne parte dos artigos submetidos e apresentados no Colóquio Internacional @s jovens e o crime – transgressões e justiça tutelar, organizado no âmbito do projeto de investigação “Desvio e crime juvenil no feminino: da invisibilidade dos factos, seleção e percursos no sistema judicial”.

CES - Centro de Estudos Sociais Universidade de Coimbra
Coimbra