Visita InterPares à Associação Tempos Brilhantes- Incubadora de Inovação Social na Chamusca - Grupo de Trabalho (GT) de Educação e Cidadania | 8 fevereiro'22

08/02/2022 |
Visita InterPares à Associação Tempos Brilhantes- Incubadora de Inovação Social na Chamusca - Grupo de Trabalho (GT) de Educação e Cidadania | 8 fevereiro'22

 

A Visita InterPares à Associação Tempos Brilhantes – Incubadora de Inovação social da Chamusca é uma iniciativa do GT Educação e Cidadania, no âmbito do projeto "Animar - Capacitar para Agir em Rede III", ação 3.1. - Animação e dinâmicas da Rede, financiado pelo Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego. As visitas InterPares assentam numa lógica de partilha de conhecimentos e práticas promissoras, entre pares e organizações da Rede ANIMAR.

A incubadora de inovação social Hivework Social é promovida pela Associação Tempos Brilhantes com apoio Município Chamusca e Portugal Inovação Social. É um projeto que visa a Promoção e Criação de ecossistemas empreendedores que ligam gerações, saberes e ofícios, através de oficinas colaborativas que potenciam a criação de emprego e a capacitação.

Estiveram presentes a acompanhar a visita o Presidente da Câmara da Chamusca Paulo Queimado, a Vice-Presidente Claúdia Moreira, a responsável pela Associação Tempos Brilhantes Elizabete Eufémia, o gestor do Centro Escolar da Chamusca Stefan Ratinho, entre outros membros da equipa da Incubadora Social.

Das organizações da Rede Animar estiveram presentes 8 que integram o GT Educação e Cidadania, bem como duas organizações parceiras: ADRITEM, ADM Estrela, ATA, Associação Fernão Mendes Pinto, TAIPA, Between, ICE, Slow Movement Portugal e a Associação Tempos Brilhantes. Foi assim possível envolver no total cerca de 30 pessoas, incluindo pessoal de ação educativa do centro escolar da Chamusca e equipa técnica da ANIMAR.

Nos espaços visitados foi possível observar toda a dinâmica colaborativa, integrada na estratégia de inovação social do município da Chamusca, através da mostra diversificada iniciativas, projetos, práticas, metodologias de trabalho inovadoras que envolvem toda a comunidade.

De entre as práticas desenvolvidos nas oficinas colaborativas destaca-se projeto “Fui à Tropa” que nasceu de um desafio lançado pelo Exército Militar através do concurso de Ideias “Fui à Tropa”, destinado a jovens do ensino secundário, universitário, desempregados/as e/ou empreendedores e empreendedoras, com o principal objetivo de fomentar a consciencialização da sustentabilidade ambiental através do upcycling têxtil – reaproveitamento de fardamento militar, usado ou descontinuado.

Na área da saúde o projeto “ReSense” uma parceria da Tempos Brilhantes com a Associação de Alzheimer de Portugal, financiado pelo programa Bairros Saudáveis, tem em curso a criação de protótipos dos Kits de materiais de estimulação sensorial e cognitiva para pessoas com demência dos concelhos de Almeirim e da Chamusca.

No campo dos projetos educativos, uma abordagem sobre a NOVAEC, metodologia no âmbito dos “Projetos Educativos Inclusivos Adaptados a cada Comunidade”, desenvolve atividades de enriquecimento curricular, animação e de apoio à família, com objetivo da educação plena, bem-estar e realização das crianças e jovens portugueses, fazendo convergir a multiplicidade da experiência humana com a Cidadania Ativa! A metodologia adapta-se aos níveis de escolaridade pré-escolar, 1º ciclo e 2º e 3º ciclo, num formato designado de Clubes.

A Botica - Loja de Inovação Social do Município desenvolve nas áreas de upcycling (reutilização criativa), ateliers, doações, trocas e organização, tendo sito também um espaço apreciado no quadro da visita, pelo grau de inovação e cuidado do espaço e do facto de ter uma assistente social que desenvolve também pontes para um trabalho mais técnico.

A última parte do programa da visita foi destinado a visitar o Centro Escolar da Chamusca, projeto inaugurado em abril de 2019 num dia que, segundo o autarca do município, fica na história do concelho por ver nascer uma nova escola, voltada para o século XXI e com equipamentos e valências que vão ao encontro das novas metodologias de aprendizagem criativa e inovadoras

O Centro Escolar é composto por 5 salas de Jardim de Infância, 10 salas de 1.º Ciclo do Ensino Básico, e ainda diversas outras salas e áreas destinadas a áreas curriculares inovadoras. É exemplo o “Maker Space” – Sala Criativa, onde se proporciona aos alunos e alunas o contacto com conceitos ligados à Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes, Informática e Matemática, adotando a metodologia internacional STEM (Aprendizagens pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática - CTEM).

Existe ainda o laboratório “Música”, o de “Artes” e “Ciência”. O centro conta também com e Sala Inclusiva, destinada aos alunos e alunas com Necessidades Educativas Especiais, e uma sala destinada ao funcionamento do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAE) ou Sala de Ensino Estruturado. Não falta um amplo espaço de recreio e campo de jogos para dar condições para as brincadeiras livres e informais das crianças.

Segundo palavras do autarca da Chamusca Paulo Queimado, este centro escolar está equipado para que, todas as crianças, de todo o concelho, tenham as mesmas oportunidades, graças sobretudo aos novos laboratórios que vão ao encontro do projeto nacional de desenvolvimento e inovação na educação.

Esta visita foi, sem dúvida, muito rica e motivadora para todos e todas que tiveram oportunidade de estar presentes neste encontro Interpares da Rede Animar, que juntou representantes de organizações de norte a sul do país, numa lógica de trabalho colaborativo em prol do desenvolvimento das pessoas, dos lugares e das comunidades.Um modelo a replicar em outros municípios do país.

Mais informação aqui:
Website de Tempos Brilhantes

NOVAEC

Ficheiros:

foto 1 (1 MB)
foto 2 (2 MB)
foto 3 (2 MB)
foto 4 (2 MB)
foto 5 (2 MB)
foto 6 (2 MB)
foto 7 (2 MB)
foto 8 (2 MB)
foto 9 (2 MB)
foto 10 (2 MB)
foto 11 (2 MB)
foto 12 (2 MB)
foto 13 (2 MB)
foto 14 (2 MB)
foto 15 (3 MB)