Smart Village - Sistemas alimentares em perspetiva

16/04/2021 |
Smart Village - Sistemas alimentares em perspetiva

Promovido pela IN Loco, realizou-se no dia 13 de Abril de 2021, a 2ª sessão do Ciclo de Webinares às Terças: (R)Evolução do Mundo Rural, "Smart Village”, desta vez uma Conversa com Magda Porta, Perita Nacional da Ação Preparatória sobre Zonas Rurais Inteligentes no Séc. XX I- PROJETO SMART RURAL XXI.

A abordagem de Magda Porta iniciou-se com apresentação do conceito de Aldeias Inteligentes - comunidades em áreas rurais que desenvolvem soluções inovadoras para melhorar a sua resiliência com recurso a abordagens participativas no sentido de desenvolver e implementar uma estratégia para melhorar suas condições económicas, sociais e/ou ambientais, nomeadamente, através da mobilização de soluções proporcionadas pelas tecnologias digitais.

Seguiu-se a apresentação do Projeto SMART RURAL 21, apoiado pela Comissão Europeia a decorrer de 2019 a 2022, com o principal objetivo de incentivar vilas/aldeias de toda a Europa a desenvolver e implementar estratégias no âmbito da abordagem Smart Villages, tendo em vista apoiar futuras intervenções políticas em Smart Villages, particularmente, no âmbito da PAC e da Política de Coesão no próximo período de programação (2021-2027).

No contexto nacional apresentou o projeto de Penela- Innovation Villages, incluindo as aldeias de Ferraria de São João e Cumeeira.

De realçar as condições de sucesso, destas iniciativas, dependem:
- Planeamento informado sobre ameaças, desafios e necessidades, e com base nos recursos existentes;
- Contexto dinâmico e flexível aberto à mudança e a novos atores;
- Disponibilidade de ciência e tecnologia a um custo razoável e disponibilidade de apoio financeiro.

Com medidas orientadas para o desenvolvimento de negócios de micro e pequenas empresas, investimentos de pequena escala, partilha de conhecimento e informação, instalação de jovens agricultores, economia circular, serviços básicos, equipamentos sociais e inclusão social. Exige desafios de sistema de governança de coordenação entre fundos, abordagem integrada com adequação dos recursos digitais nos territórios rurais para colmatar défices de competências digitais.

Carolina Barrocas

URL:

https://www.smartrural21.eu/villages/penela_pt/