Prémios Patrimonio.pt

25/06/2021 |
Prémios Patrimonio.pt

Decorre até 8 de Setembro de 2021 o preiodo para apresentaçao de candidaturas aos Prémios Patrimonio.pt

O QUE SÃO?
Integrados na AR&PA - Bienal Ibérica do Património Cultural, os PRÉMIOS PATRIMONIO.PT pretendem distinguir as boas práticas no sector do Património nos 2 anos antecedentes à data de atribuição dos Prémios, galardoando Projectos, Entidades e Profissionais nacionais actuantes no sector.

Os Prémios contemplam um Júri nacional e internacional e são o resultado de uma parceria entre a Spira – revitalização patrimonial | patrimonio.pt, com a colaboração do Turismo de Portugal e da Herifairs - Rede Europeia de Feiras do Património.

PORQUÊ OS PRÉMIOS PATRIMONIO.PT?

  • Uma premiação das intervenções em Património Cultural para além da dimensão estritamente intervencionista no Património arquitectónico e artístico.
  • Uma premiação que privilegia valências de actuação em Património Cultural centradas na relação com o público.
  • Uma premiação que contribui para o aumento da qualificação e da internacionalização do sector, para além da evidente maior visibilidade pública nacional.

CATEGORIAS PRÉMIOS PATRIMONIO.PT

Melhor Projecto de Mediação
Contempla projectos de aproximação do Património Cultural ao público através da acção programada de mediadores e educadores patrimoniais ou outros, promovendo activamente um usufruto inclusivo e uma acessibilidade social e intelectual por parte da comunidade em geral ou de um público alvo específico.
Prémio a atribuir: Divulgação do projecto vencedor nos canais de comunicação da patrimonio.pt. Diploma e troféu de desenho exclusivo em vidro da Marinha Grande.

Melhor Projecto de Comunicação
Contempla projectos com estratégias inovadoras e eficientes de Comunicação e / ou de captação de recursos - fundraising ou outras.
Prémio a atribuir: Divulgação do projecto vencedor nos canais de comunicação da patrimonio.pt. Diploma e troféu de desenho exclusivo em vidro da Marinha Grande.

Melhor Projecto de Touring Cultural
Contempla projectos que desenvolvam iniciativas de desenho e concretização de roteiros de turismo cultural centrados em Património Cultural em territórios concretos.
Prémio a atribuir: Divulgação do projecto vencedor nos canais de comunicação da patrimonio.pt e do Turismo de Portugal; Participação do projecto vencedor em iniciativas do Turismo de Portugal de disseminação de Boas Práticas; Mentoria nas áreas da acessibilidade e da sustentabilidade. Diploma e troféu de desenho exclusivo em vidro da Marinha Grande.

Melhor Projecto de Parceria
Contempla acções e projectos de trabalho em rede, num quadro nacional ou internacional, e com finalidades comuns de estudo, divulgação ou valorização do património cultural português. Mínimo de dois parceiros.
Prémio a atribuir: Divulgação do projecto vencedor nos canais de comunicação da patrimonio.pt. Diploma e troféu de desenho exclusivo em vidro da Marinha Grande.

Especial 2021: Melhor Projecto de aproximação ao Público Jovem*
Prémio especial 2021 relacionado com o tema da Bienal Ibérica do ano em curso, "Jovens e Património”: destina-se a projectos que lograram aproximar o público jovem do Património Cultural através de estratégias inovadoras e de forma programada.
Prémio a atribuir: Divulgação do projecto vencedor nos canais de comunicação da patrimonio.pt. Diploma e troféu de desenho exclusivo em vidro da Marinha Grande.

(*Prémio sempre decorrente do tema de cada edição da Bienal: em 2021, “JOVENS E PATRIMÓNIO”).

Prémio Patrimonio.pt
Premeia o projecto, evento ou iniciativa que se tenha distinguido nos últimos dois anos pelo seu valor social e pelo seu contributo para a valorização efectiva do Património Cultural de Portugal.
Prémio a atribuir: Financiamento para participação numa das HERIFAIRS de 2022 à escolha (Áustria, Itália, Espanha, Turquia ou Bélgica). Divulgação do projecto vencedor nos canais de comunicação da patrimonio.pt. Diploma e troféu de desenho exclusivo em vidro da Marinha Grande.

JÚRI
Presidente

MARGARIDA ALÇADA, Antiga Directora na Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais
Licenciada em Filologia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa (1975) e com Formação complementar nas áreas de Formação Pedagógica de Formadores (1989) e Liderança da Administração Pública (1998); em 1980 integrou a DGEMN, como Chefe de Divisão de Documentação (até 1993) e Directora de Serviços de Inventário e Divulgação (1993 a 2007). Coordenadora e autora de vários projectos realizados pelo ICCROM, UNESCO e Getty Institute; em 2008 assumiu o cargo de Assessora no Turismo de Portugal, onde esteve até 2012.

Vogais
ENRIQUE SAIZ, Antigo Director-Geral do Património Cultural da Junta de Castilla y León
Arquitecto urbanista pela Escuela de Arquitectura de la Universidad de Valladolid e Diplomado em "Liderazgo para la Gestión Pública" pela IESE Business School | University of Navarra, foi, de 2003 a 2019, Director-Geral do Património Cultural da Junta de Castilla y León e membro o Conselho de Património Histórico Espanhol. Entre outros trabalhos, actualmente dirige a equipa técnica internacional responsável pela candidatura a inscrição dos sitios cluníacos na Europa na Lista de Património Mundial da UNESCO.

JUSTIN ALBERT, Director Executivo do National Trust (Wales)
Licenciado em Direito pela University of Buckingham e mestre em Artes pela University of Wales, conta com uma longa carreira internacional em broadcasting, marketing e produção cinematográfica. Justin Albert liderou ainda, ao longo de 30 anos, vários projectos em organizações sem fins lucrativos e comerciais de conservação, educação e comunicação social, nos EUA, Caraíbas, China, Médio Oriente, África, Índia e em toda a Europa. É Director da International National Trust Organization e, recentemente, foi nomeado pela Ordem do Império Britânico (Order of the British Empire) em reconhecimento dos serviços prestados ao património histórico e natural no País de Gales.

CERIMÓNIA DE ENTREGA DOS PRÉMIOS

A cerimónia de entrega dos Prémios decorre no âmbito da edição portuguesa da AR&PA - Bienal Ibérica do Património Cultural e tem data marcada para dia 16 de Outubro, no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria. Os vencedores serão divulgados somente aquando da referida Cerimónia.

COMO PARTICIPAR?

As candidaturas devem obrigatoriamente ser realizadas através do preenchimento do Formulário de Inscrição disponível aqui.
O Regulamento dos Prémios Patrimonio.pt 2021 está disponível para consulta aqui.

---------------------------------------------------

A AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural é organizada pela Spira - revitalização patrimonial, em parceria com a Fundação Millennium Bcp, o Ministério da Cultura / DGPC, o Ministério da Economia / Turismo de Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros / AICEP - Portugal Global e a Junta de Castilla y León - co-promotor espanhol. A AR&PA conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e o Apoio Institucional da Comissão Nacional da Unesco. A AR&PA – Bienal Ibérica ocorre de forma alternada entre Portugal (sempre itinerante, nos anos ímpares) e Espanha (em Valladolid, nos anos pares). A Bienal é membro fundador da HERIFAIRS - Rede Europeia de Feiras do Património, contando com a presença de entidades e profissionais de Espanha, Itália, Áustria, Turquia e Bélgica. A edição de 2021 conta com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria como entidade promotora.

Saiba mais em:
bienalarpa@spira.pt
912 902 230 | 284 475 205

URL:

http://bienalarpa.pt