Os Livros Cartoneros visitam Gouveia

08/02/2022 |
Os Livros Cartoneros visitam Gouveia

 

A Biblioteca Municipal de Gouveia acolhe a Itinerância da  Exposição de Livros Cartoneros, que pode  ser visitada  até 25 de fevereiro.

 

A inauguração decorreu no último dia 4, com a presença da Helena Patrício, da Eva Cartonera, única editora cartonera portuguesa, do Curador da Exposição Gaudêncio Gaudério e da Editora Vento Norte Cartonero, do Vereador da Cultura da Câmara, da Coordenadora da Biblioteca e membros do GAF.

Da sessão de inauguração destaca-se a presença de dois grupos:
- as alunas do 10º ano do Curso de Animação Sociocultural do IG – Escola Profissional de Gouveia e do coordenador do Curso João Nascimento;
- as participantes dos Grupos Comunitários do GAF, “Manta para a Igualdade” e “Serranias”

Destes grupos vão surgir alguns livros cartoneros, após a realização de uma Oficina para a aprendizagem da sua criação e construção.

Também um participante, Victor Frade, mostrou-se interessado na edição de um livro cartonero que será escrito a duas mãos, com a colaboração do bibliotecário e escritor João Rebocho.

A Itinerância da exposição é uma iniciativa da ANIMAR, Casa da Esquina, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Editora Vento Norte Cartonero.

Teve início em Castelo Branco, com a associação Ecogerminar, e também estará em Tondela, Lousã, Covilhã, Beja e Guarda.

Ainda esta semana sairá um apontamento em vídeo com o registo de vários testemunhos de participantes na inauguração e com a intervenção da Helena Patrício da Editora Eva Cartonera.

Ficheiros:

Imagem 1 (96 kB)