Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Um passo para Educar Adiante

12/01/2021 |
Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Um passo para Educar Adiante

Promovido pela Associação The K-Evolution, membro da Rede de Clubes e Associações UNESCO realizou-se no dia 8 de janeiro o Webinar “Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Um passo para Educar Adiante”.

A ação foi dirigida pelas Formadoras: Alexandra Viana Silva| K.Evolution e Margarida Filipe Ramos | Museu da Água.

Objetivos:
- Adquirir Conhecimentos e competências necessárias para promover o Desenvolvimento sustentável;
- Criar um Roadmap para a Educação para o desenvolvimento sustentável;
- Conhecer o papel das parcerias na implementação da EDS;
- Conhecer exemplos práticos de projectos baseados na EDS e a importância das Artes.
- Conhecer os próximos passos no Educar Adiante

No âmbito dos objetivos destaca-se :
A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), instrumento fundamental para atingir os ODS, exige uma profunda transformação na forma como pensamos e agimos, para criar um mundo mais sustentável. Os indivíduos devem se tornar agentes de mudança direcionada à sustentabilidade. Precisam de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que lhes permitam contribuir para o desenvolvimento sustentável.

A meta EDS visa garantir até 2030, que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, (…) por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

Sobre o papel das parcerias na implementação da EDS, destaca-se a apresentação do Museu da Água, cuja missão educativa visa divulgar junto da comunidade educativa os valores ambientais - uso eficiente da água, preservação dos recursos naturais, poluição e importância da biodiversidade e valores culturais – conhecimento do património associados ao abastecimento de água em Lisboa.

A Fareduca empresa social que atua na área da educação para o ambiente e o desenvolvimento sustentável visando sensibilizar todos, em especial as crianças e jovens, para as questões do ambiente e sustentabilidade do planeta, dispõe de um conjunto de recursos educativos para o desenvolvimento sustentável (Kits pedagógicos, visitas de estudo, atividades para sala de aula entre outros), que podem ser acedidos através do link que consta abaixo.

Para mais informações consultar:
https://www.epal.pt/EPAL/
http://far-educa.blogspot.com/

Carolina Barrocas
Dinamizadora Regional Alentejo Algarve

IMAGENS

URL:

http://www.kevolution.org/