Divers@s e Ativ@s: APPDI tem um novo projeto!

30/06/2021 |
Divers@s e Ativ@s: APPDI tem um novo projeto!

Divers@s e Ativ@s: Promoção da Diversidade e Não Discriminação no Âmbito Profissional é o novo projeto da APPDI e surge no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s da Fundação Calouste Gulbenkian, no quadro do Active Citizens Fund, cujos principais objetivos são fortalecer a sociedade civil portuguesa e a cidadania ativa e empoderar os grupos vulneráveis.

Este projeto, iniciado em junho de 2021 e com uma duração de 24 meses, tem como entidades parceiras a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN), o Clube Intercultural Europeu e o Likestillinggsenteret KUN - Centre for Equality and Diversity e visa desenvolver um conjunto de ferramentas transformadoras e instrumentos para a promoção da diversidade e tolerância e o combate à discriminação no âmbito das relações de trabalho.

No contexto laboral, as entidades empregadoras assumem um papel fundamental no que diz respeito à construção de um mundo mais igualitário, cabendo às mesmas trabalhar a sua cultura organizacional, num esforço consciente de evitar situações de preconceito, discriminação e racismo.

Neste sentido, surge como necessário implementar medidas nas empresas que apoiem a convivência e a coesão social como chave fundamental para a plena inclusão e respeito pelos direitos humanos.

Estão planeadas medidas como a elaboração de guias de formação, ações de consultoria, formação e campanhas de sensibilização, envolvendo profissionais de recursos humanos das empresas participantes e ONGs especializadas e experientes na promoção e defesa dos direitos humanos.

Ao todo, o projeto prevê envolver 100 entidades (50 empresas e 50 entidades sociais) e 180 profissionais (90 profissionais de RH e 90 de entidades sociais) de vários setores de atividade e de diversas regiões de Portugal.

Para fazerem saberem mais ou fazerem parte deste projeto, basta enviarem-nos um e-mail (cartadadiversidade@appdi.pt) a manifestar o vosso interesse e a pedir o agendamento de uma sessão de esclarecimento.