header mobile
  • Início
  • Noticias
  • Destaques
  • XIII MANIFesta - Políticas para a crise socio-ecológica: Território, Igualdade, Ecologia e Democracia

XIII MANIFesta - Políticas para a crise socio-ecológica: Território, Igualdade, Ecologia e Democracia

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos
O ciclo de webinários da MANIFesta 2020 - Construir Comunidades Justas e Sustentáveis - regressa no dia 26 de junho, com uma sessão dedicada ao tema Políticas para a crise sócio-ecológica, que será abordado pelo prisma das quatro dimensões da MANIFesta: Território, Igualdade, Ecologia e Democracia.

À semelhança do webinário que decorreu durante o mês de maio, também este pretende ser um momento para identificar, debater e dar visibilidade a projetos e práticas bem-sucedidas, bem como questionar o modelo económico vigente. Estas sessões servirão também para analisar os efeitos da atual pandemia e a forma como podemos transformar este momento numa oportunidade para refletir coletivamente sobre algumas propostas de políticas públicas que permitam reivindicar respostas eficazes e abrangentes aos constantes desafios que se colocam.

A sessão do dia 26 de junho, irá abordar a crise ambiental global, da qual as alterações climáticas são a faceta mais visível, que é já considerada como o maior desafio civilizacional que a humanidade tem pela frente. Os diagnósticos feitos pela comunidade científica internacional e pelos movimentos ambientalistas, mostram que aquela crise está estreitamente ligada ao modelo económico dominante, de crescimento permanente, assente na produção e consumo insustentáveis, com a consequente geração de desperdício e poluição. Procurar-se-á dar uma panorâmica de algumas das propostas de transformação socioeconómica e política que têm vindo a surgir, assim como de projetos ou iniciativas já em curso no nosso país, que pretendem contribuir para um futuro de bem-estar generalizado, justiça social e sustentabilidade ambiental.

O webinário contará com um momento de debate, em grupos de trabalho online, sobre os temas centrais da MANIFesta: território, ecologia, igualdade e democracia, tendo em vista recolher propostas para políticas públicas.

A presente edição desta iniciativa, no âmbito do projeto “Capacitar para Agir em Rede II”, é financiada pelo PO ISE, é promovida pela Associação Animar e ancorada em mais de uma centena de organizações dispersas pelo território nacional, congregando uma comissão organizadora que envolve onze entidades e uma Plataforma da sociedade civil de âmbitos diversos: APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente; APPDI - Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão;  EAPN Portugal; Fórum Cidadania e Território; Minha Terra; Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres; Rede para o Decrescimento e ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável. Na Comissão Organizadora estão também:  Adm Estrela, CooLabora CRL e EcoGerminar.

Consulte o programa completo e inscreva-se até dia 25 de junho

Evento no facebook

ANIMARManifestaPrograma-26-de-junho10241

Imprimir

 

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade