Em Diálogo pelo Direito Humano a uma Alimentação Adequada

5 5

Votação deste artigo: 1 Votos

CAPA

O 6º Festival do Feijão, em S. Pedro do Sul, foi o local escolhido para a realização da “Roda de Diálogos”, iniciativa organizada pela ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local em parceria com a ATUAR - Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento, o Colégio F3/Universidade de Lisboa e os 6 Municípios envolvidos no projeto - S. Pedro do Sul, Fundão, Vinhais, Idanha a Nova, Tavira e Torres Vedras.

 A “Roda de Diálogos” realizada a 14 de setembro de 2019 foi, antes de mais, uma conversa, um espaço de partilha e de escuta ativa de produtores/as e consumidores/as em relação aos circuitos curtos agroalimentares.

Existe uma procura crescente por produtos frescos e saudáveis. Mas será isso suficiente para que o consumidor encontre um produtor da sua região para adquirir os seus produtos? Não.

Dos desafios anunciados pelos produtores locais destaca-se a necessidade de garantir o escoamento dos seus produtos, de haver um plano de educação e sensibilização da nossa sociedade para o consumo de produtos provenientes dos circuitos curtos agrolimentares e para a importância da sazonalidade dos produtos, contribuindo desta forma para o reforço da economia local, para o consumo de produtos com maior qualidade e a redução da pegada ecológica.  Discutiu-se ainda como conseguir uma valorização de um produto local e que políticas públicas podem existir para apoiar os produtores locais.

Os participantes partilharam experiências já colocadas em prática e que podem ser usadas noutros territórios e avançaram com a ideia de promover o turismo de bem-estar (termal) associado ao consumo de produtos locais.

Este processo de auscultação dos circuitos curtos agroalimentares (CCA) decorrerá nos 6 Municípios envolvidos no projeto e apoiará a elaboração do Guia “Políticas Públicas de Circuitos Curtos Agroalimentares para o Direito Humano a uma Alimentação Adequada” com propostas e recomendações para a construção de políticas públicas para CCA, além de que irá contribuir para o Direito Humano a uma Alimentação Adequada.

A iniciativa “Roda de Diálogos” faz parte do Projeto “AlimentAÇÃO! Circuitos Curtos Agroalimentares para o Direito Humano a uma Alimentação Adequada”, financiado no âmbito da medida 20.2.3. Assistência técnica RRN - Área 3 do Programa de Desenvolvimento Rural 2020.

Imprimir