header mobile

Roda de Diálogos em S. Pedro do Sul

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

Integrada no âmbito do 6º Festival do Feijão, o município de S. Pedro do Sul  vai receber, no dia 14 de setembro, uma Roda de Diálogos, instrumento que visa contribuir para o Diagnóstico do sistema alimentar local, organizada pela parceria do projeto AlimentAÇÃO!

 O Projeto “AlimentAÇÃO! Circuitos Curtos Agroalimentares para o Direito Humano a uma Alimentação Adequada”, financiado no âmbito da medida 20.2.3. Assistência técnica RRN - Área 3 do Programa de Desenvolvimento Rural 2020, visa incidir sobre a construção de políticas públicas, mecanismos de governança e instituições adequadas, pois compreende que estas são fundamentais para a construção e consolidação de Circuitos Curtos Agroalimentares (CCA).

É uma parceria da ANIMAR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local); ATUAR (Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento); Colégio F3 (Universidade de Lisboa); Município de S. Pedro do Sul; Município do Fundão, Município de Vinhais). Tem ainda como parceiros de apoio a FAO, A Associação Nacional de Município e os Municípios de Idanha a Nova, Tavira e Torres Vedras.

A divulgação de boas práticas de CCAs dos 6 municípios e a mobilização de atores relevantes possibilitará a sua multiplicação e ampliação mediante políticas públicas adequadas.

O resultado deste projeto será um Guia “Políticas Públicas de Circuitos Curtos Agroalimentares para o Direito Humano a uma Alimentação Adequada” permitirá a construção de capacidades para implementação autónoma sobre políticas públicas para CCA e contribuir para o Direito Humano a uma Alimentação Adequada.

O Municipio de S. Pedro do Sul vai receber uma Roda de Diálogos, instrumento que visa contribuir para o Diagnóstico do sistema alimentar local. Esta Roda permitirá construir capacidades locais e apontar oportunidades e estratégias para desenvolvimento de políticas públicas locais de alimentação e nutrição.

Pretende-se a participação de produtores, consumidores, IPSS, Escolas e outros agentes, atores locais que queremos ouvir, para identificar os problemas e as oportunidades no nosso concelho a nível dos CCA, contribuindo para a aproximação entre produção e consumo, e através dessa comunicação fomentar a produção/consumo local.

 A participação de todos é importante!

 

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade