CooLabora assinala Dia Internacional da Mulher

02/03/2021 |
CooLabora assinala Dia Internacional da Mulher

A CooLabora assinala no próximo dia 8 de Março o Dia Internacional da Mulher com a realização de várias iniciativas que decorrerão online, na plataforma zoom, redes sociais e na rádio local.

A pandemia tornou mais difícil celebrar esta data mas veio também evidenciar a urgência da construção da igualdade entre homens e mulheres e a necessidade de reflectirmos sobre as conquistas alcançadas e sobre os caminhos a percorrer para alcançarmos uma sociedade mais justa para todas e todos.

O dia 8 será marcado por uma festa online, na plataforma zoom que contará com três desafiadoras: Joana Tadeu (ecofeminismo), Sandra Silvestre, (democracia) e Alexandra Alves Luís (múltiplas discriminações) e com um debate para construção de propostas em torno do lema “uma comunidade em igualdade”.

Esta festa contará ainda com um “piquenique” partilhado, mas como decorre em espaço virtual serão as pessoas que participam a levar poemas, canções e imagens para degustação colectiva.

Em paralelo, a CooLabora realizará uma campanha nas redes sociais com a participação de jornalistas de órgãos de comunicação nacionais e regionais sobre a igualdade na construção de uma sociedade mais justa e uma outra com mensagens de 10 mulheres que passarão na Rádio Clube da Covilhã ao longo do dia.

Forças se segurança em formação de avaliação e gestão de risco de violência doméstica

As situações de violência doméstica que são reportadas às estruturas e às entidades que prestam atendimento e acompanhamento às vítimas têm-se mostrado cada vez mais complexas e com maior gravidade. A necessidade de reforçar a capacidade dos profissionais para fazerem a avaliação e a gestão de risco de cada situação e assim tomarem decisões que procurem garantir a segurança das vítimas levou a CooLabora a promover uma formação específica em avaliação e gestão de risco de violência doméstica destinada às forças de segurança. 22 homens e mulheres da GNR e da PSP responderam a este desafio e estão a frequentá-la.