CLDS de Seia promove encontro com Associações Juvenis e a ANIMAR

18/02/2022 |
CLDS de Seia promove encontro com Associações Juvenis e a ANIMAR

 

Decorreu, no passado dia 18 de fevereiro de 2022, um encontro que juntou várias entidades de Seia e a equipa da Animar, no âmbito do qual, além da apresentação formal de cada uma das entidades, foram apresentados alguns recursos e ações que podem apoiar o movimento juvenil de Seia.

 

Este encontro contou com a participação do dinamizador regional e de três técnicas da Animar e estiveram presentes a Jmove - Associação Juvenil de S. Martinho, a CJAN - Casa da Juventude D.ª Ana Nogueira (São Romão) e os Escuteiros de Seia, além da equipa técnica do Contrato Local de Desenvolvimento Social - CLDS – Seia Contigo.

Num concelho envelhecido, os jovens são, muitas vezes, os voluntários que acompanham as pessoas idosas nas suas casas, nas idas ao médico, nas compras, etc.

No entanto, como sente o Simão da Associação Juvenil de Santa Marinha “ a sociedade não está virada para os jovens”.

A Sara, da Casa de D. Ana Nogueira em S. Romão, decidiu assumir a associação e revitalizá-la. O João, dos Escuteiros de Seia, assinala uma dificuldade: muitos jovens só estão nalguns fins de semana e nas férias, porque estudam fora, o que dificulta a organização de atividades, até porque são os mais velhos, com mais experiência.

Mas o ambiente do encontro não foi pessimista. Com a colaboração das técnicas da ANIMAR e talvez com o entusiasmo da iniciativa da “Academia do Ativismo, a Rita, técnica do CLDS, lançou uma ideia: porque não organizar um encontro com os jovens de Seia.

Porque sim! Vamos a isso!

O Simão diz que tem que se ouvir os jovens e os escuteiros estão prontos para ajudar. A Olga, da ANIMAR, manifestou a sua disponibilidade para colaborar e indicar associações e jovens ativistas que podem ir a Seia partilhar as suas ideias e experiências.

Como diz a canção dos Deolinda:
“Agora sim, damos a volta a isto!
Agora sim, há pernas para andar!
Agora sim, eu sinto o otimismo!
Vamos em frente, ninguém nos vais parar.”