Chamada à Ação para reforçar a ação local para os ODS

12/11/2021 |
Chamada à Ação para reforçar a ação local para os ODS

Esta semana arrancou a chamada à àção "Ponha o seu projeto Accionad ODS em marcha!", que pretende financiar iniciativas locais para cumprimento dos ODS 11, 12 e 13, no âmbito do projeto de cooperação Accionad ODS.

O projeto tem desafiado e apoiado a administração pública a tomar medidas para o cumprimento dos objetivos das ODS 11, 12 e 13 e neste momento está também a encorajar outras entidades a juntarem-se à ação para o conseguir, facilitando a apresentação das suas propostas sustentáveis.

O objetivo da "Ponha o seu projeto de Accionad ODS em marcha" é promover a ação direta de organizações da sociedade civil e entidades da economia social e solidária na implementação de práticas sociais e ambientais sustentáveis que contribuam para a realização dos objetivos 11, 12 e 13 dos ODS.

Para submeter iniciativas, as entidades elegíveis preencherão um formulário em linha único, simples e intuitivo no website (www.accionadods.com) na secção Microprojetos.

O formulário pede, em resumo, informações para responder às cinco perguntas o quê e como, quem e para quem, onde, porquê e quanto. Por outras palavras, são solicitadas informações sobre a ideia do projeto e as atividades a realizar; a entidade e o(s) objetivo(s) a que a ação se destina; o local onde a mesma deve ser realizada; as razões que justificam a proposta; e o montante necessário para a sua execução. Pode ser complementado, numa base voluntária, com a apresentação de um vídeo amador com a duração máxima de 2 minutos.

Esta iniciativa constitui uma oportunidade para as organizações apresentarem, de forma rápida e fácil, as suas propostas com vista ao cumprimento dos objetivos dos ODS 11, 12 e 13.

Para mais informações, as partes interessadas podem consultar o documento "Chamada à ação" no website da Accionad ODS. Para além de participar na sessão de briefing online que terá lugar na próxima quarta-feira 17 de Novembro às 12h30, que será estabelecida através do sítio oficial do projeto e das redes sociais.

Apresentar a sua iniciativa sustentável está apenas a um clique de distância. Não pense mais nisso e fale-nos sobre o assunto! Ponha as suas ideias em marcha!

A In Loco é uma das entidades promotoras do Accionad ODS, que é cofinanciado pelo EP-Interreg V Espanha Portugal (POCTEP). Este promove um quadro de cooperação institucional transfronteiriça entre organizações e instituições da Andaluzia Ocidental, Extremadura (província de Badajoz e Cáceres) e as regiões do sul de Portugal do Algarve e Alentejo. Caso pretenda obter mais informações sobre a subvenção a microprojectos no âmbito desta chamada à participação, contacte-nos através do e-mail accionad-ods@in-loco.pt ou do número de telefone +351 289 840 860.