Animar integrou a organização do 7º Encontro Nacional sobre Justiça Climática

15/02/2022 |
Animar integrou a organização do 7º Encontro Nacional sobre Justiça Climática

 

Decorreu sexta e sábado passado o 7º Encontro Nacional sobre Justiça Climática no qual houve tempo e espaço para abordar o tema sob diferentes ângulos.

 

O papel da arte na luta pela justiça climática foi o tema da sessão de abertura que aconteceu na sexta-feira noite, 11 de fevereiro, no mercado do Rato.

No dia seguinte, 12 de fevereiro, a par dos diferentes painéis de reflexão e debate, houve também ocasião para nos sentirmos interpeladas/os por obras de diferentes autores/as expostas na sala principal do Liceu Camões. O encontro foi promovido por um conjunto de organizações ligadas a Justiça Climática, e contou, entre outras, com o apoio da Animar.

Da principal agenda ligada ao tema prevista para 2022, damos nota de alguns eventos a promover pelo Movimento pela Justiça Climática: 19 de março - Manifestação contra a Discriminação; 25 de março - Greve Climática e entre 2 e 16 de Abril: Caravana pelo Clima com itinerário entre a Figueira da Foz e Lisboa.

A ANIMAR, tem apoiado processos anteriores de divulgação de alguns dos Encontros Nacionais da Justiça Climática, sendo que como entidade promotora do Desenvolvimento Local, sente-se cada vez mais comprometida no envolvimento da sua Rede, para que de forma colaborativa com organizações que trabalham mais especificamente no domínio ambiental, se encontrem soluções e contributos locais na resolução de problemas tão grandes como a desertificação, os incêndios, a gestão da água (escassez e poluição), etc. e que estas possam ser acolhidas e integradas na política pública.