header mobile

Fundo para a Inovação Social

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

O Crédito Agrícola ciente da sua responsabilidade social e colectiva, aderiu à Linha FIS Crédito, destinada a apoiar projectos e iniciativas que apresentem respostas inovadoras para problemas sociais, pelo seu potencial de gerar impacto e pela sua sustentabilidade.


A Linha FIS Crédito é uma iniciativa conjunta com o Fundo para a Inovação Social, que visa facilitar o acesso ao financiamento na modalidade de crédito garantido, com bonificação de comissões de garantia e de taxa de juro.

Tendo por objectivo dar resposta às necessidades de financiamento das Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), a Linha FIS Crédito foi dotada de um montante global de 50 milhões de euros, destacando-se nesta as seguintes características:

Beneficiários -  entidades que reunam as seguintes condições:

  • Sociedades sob qualquer forma comercial que se qualifiquem como Micro, Pequenas e Médias Empresas, tal como definido na Recomendação 2003/361CE da Comissão Europeia certificada por declaração electrónica do IAPMEI ou entidades da Economia Social, prevista no artº 4º da Lei nº 30/2013 de 8 de Maio;
  • Que sejam promotoras de iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), que tenham parecer positivo da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS) para efeitos de enquandramento na Linha FIS Crédito.

Âmbito territorial
As IIES deverão estar localizadas nas regiões NUTS II do Norte, Centro e Alentejo.

Operações Elegiveis 

  • Operações destinadas ao financiamento de despesas associadas à implementação de IIES onde se inclui;
  • Investimento novo em ativos fixos tangíveis, excepto a aquisição de imoveis, terrenos ou viaturas usadas que não assumam o carácter de meio de produção;
  • Gastos com pessoal e fornecimentos e serviços externos;
  • Outros investimentos.

Nota: os investimentos a apoiar não podem estar materialmente concluídos ou totalmente executados à data do pedido de financiamento junto do CA.

Montante máximo por operação
Até 2,5 milhões de euros, com limite do valor das despesas associadas à IIES;

As empresas/entidades da economia social poderão apresentar mais do que uma operação à linha FIS Crédito, tendo como limite máximo o valor das despesas associadas à IIES, não podendo a mesma despesa ser considerada em operações distintas.

Prazo das Operações 
Até 10 anos, após a data de contratação, com carência de capital até 36 meses.

Taxas de Juro 
Euribor a 1,3,6 ou 12 meses, acrescida de um spread compreendido entre 2,22% e 3,75%.

Bonificação da Taxa de Juro
Juros bonificados até ao montante máximo de 2%, suportando o destinatário a parte que exceda este valor.

Comissões 
Até 0,25% flat de comissão de estruturação e montagem.

Garantia Mútua
Até 80% do capital em divida a cada momento.

Para mais informações sobre esta linha ou outras soluções de financiamento dos seus projectos e investimentos, contacte a sua Agência CA ou o seu gestor de Cliente.

 

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade