header mobile

Animar promoveu Videoconferência - Alentejo e Ribatejo4all

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

No dia 12 de Maio a Animar promoveu a videoconferência Alentejo e Ribatejo4all, onde foi apresentado o projecto que deu nome ao evento.

A apresentação foi realizada por Manuela Fialho, da Associação Terras Dentro; Isabel Benedito, da ESDIME - Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste e Maria Gantes, do Turismo do Alentejo, ERT. Estiveram presentes 58 participantes (20 homens e 38 mulheres), entre os/as quais muitos jovens com diferentes níveis de ensino.

O projeto trata-se de um estudo, realizado em 2016, às condições de acessibilidade aos diversos serviços turísticos da Região, incidindo sobre mais de 1000 ofertas (alojamentos turísticos, museus, restaurantes, estabelecimentos de animação) distribuídas por 58 municípios.

A iniciativa permitiu aos/às presentes refletir em torno desta temática, conhecer a metodologia utilizada no estudo, os recursos existentes e suas condicionantes, bem como a perceção das oradoras sobre a realidade observada no território. De realçar que no universo estudado apenas 14 % dos equipamentos satisfazia os critérios definidos de Turismo Acessível a Todos/as.

Os/as participantes colocaram diversas questões, entre as quais, perceber qual o cenário face a 2016 que, na verdade, não evidencia alterações dignas de registo.

Um debate que certamente contribuiu para incentivar um maior investimento nas acessibilidades turísticas e, assim, tornar o Alentejo num território ainda mais acessível a todos/as.

Esta foi mais uma de entre as diversas videoconferências que se têm vindo a realizar no âmbito das ações de Formação Contínua em Turismo, no quadro de atividades do projeto Capacitar para Agir em Rede II, financiado pelo Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego.

 

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade