header mobile
  • Início
  • Noticias
  • Plataforma da Oikos aproxima produtores e consumidores e promove igualdade para mulheres agricultoras

Plataforma da Oikos aproxima produtores e consumidores e promove igualdade para mulheres agricultoras

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

O Jornal da Noite da SIC, na rúbrica Reinventar o Mundo, passou uma reportagem sobre o SmartFarmer, um negócio social promovido pela Oikos.

 

O Smartfarmer pretende facilitar o acesso dos pequenos e médios agricultores ao mercado, em condições justas, privilegiando lógicas de proximidade e sustentabilidade. Nesse sentido está prestes a ser lançada a nova versão da plataforma, onde poderá inscrever-se como produtor ou consumidor.

O SmartFarmer vai também trabalhar, enquanto parceiro do Instituto Politécnico de Viseu, num projeto para incentivar a participação cívica e associativa das mulheres agricultoras nas regiões do interior do nosso país. Segundo João Fernandes, Presidente da Oikos, a iniciativa MAIs - Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior é um projeto que vem reforçar o papel da Oikos na dinamização da pequena e média agricultura nas regiões do interior de Portugal, em especial nos municípios da Beira Interior. É também uma oportunidade de conciliar a experiência de capacitação de mulheres e formação em temas relacionados com a igualdade de género, com o desenvolvimento agrícola e rural. Esta experiência, aliada à plataforma de comércio eletrónico SmartFarmer.pt, permitirá dar viabilidade económica futura aos coletivos de mulheres agricultoras que venham a surgir no âmbito do projeto e passarão a dispor de um canal de vendas online, escoando a sua produção diretamente para casa do consumidor”.

 

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade