header mobile
  • Início
  • Noticias
  • EcoVida e Troca-a-Tod@s promoveram e distinguiram projetos locais

EcoVida e Troca-a-Tod@s promoveram e distinguiram projetos locais

5 5

Votação deste artigo: 1 Votos

CooLabora dedica fim-de-semana ao consumo sustentável

A CooLabora reuniu nos dias 6 e 7 de Dezembro dezenas de produtores e projetos locais em mais uma conferência do projeto EcoVida, dia 6, na Biblioteca Municipal da Covilhã, e da Feira de Produtos Locais, dia 7, no Pelourinho. Num fim-de-semana dedicado ao consumo sustentável, foram distinguidos nove projetos locais com o selo EcoVida e houve mostra de propostas alternativas aos habituais excessos consumistas desta época do ano, na última Troca-a-Tod@s de 2019.  

 

EcoVida

A conferência EcoVida, que abordou o consumo sustentável na cidade, reuniu quatro dezenas de pessoas para apresentação e discussão de projetos alternativos e inspiradores. Denis Kern Hickel apresentou a Quinta do Alecrim, a prática da Agroecologia e as relações de consumo na cidade de Torres Novas. Sara Moreira, da Associação da Manutenção da Agricultura de Proximidade, do Porto, abordou o funcionamento desta e outra associação de estímulo de práticas de agricultura e economia de proximidade. Já Ana Mendes apresentou o modelo de organização da cooperativa MINGA, de Montemor, para reutilizar embalagens e evitar o desperdício. A origem cooperativa Quinta dos 7 Nomes, de Sintra, foi descrita por Isabel Castanheira.

A concluir a conferência, o EcoVida entregou nove Selos de Sustentabilidade Ambiental e Consumo de Proximidade ao mesmo número de projetos e/ou produtores/as. Foram distinguidos/as Marcus Renders e Frieda Daelemans, produtores agroecológicos, que vendem os seus produtos na praça da Covilhã; Alexandre Ferreira da Silva/Ananda Kalyani, da Quinta/Comunidade que produz bagas biológicas e organiza eventos culturais na natureza, situada no Paúl; Siila Serrano/Ananda Café, do Restaurante Vegetariano no centro histórico da Covilhã; Sérgio Almeida/Mirtibérica,com produção de mirtilo, morango, amoras, sabugueiro, os seus doces, licores, chás e desidratados biológicos; Elisabet Carceller/A Tentadora, da Loja/Co-work no centro histórico da Covilhã, que vende produtos/artesanato locais; Samuel Freire e Szandra Benko, produtores agroecológicos, que vendem os seus produtos na praça da Covilhã; Francisco Afonso/New Hand Lab, associação cultural sustentável de tecnologia criativa e espaço de co-working; Lurdes Melfe, produtora agroecológica, que vende os seus produtos na praça da Covilhã; e da Feira Troca a Tod@s, Rosa Abrantes, produtora agroecológica, que vende os seus produtos na praça da Covilhã e na Feira Troca-a-Tod@s.

A entrega dos selos EcoVida foi feita pelo vereador da Câmara Municipal da Covilhã, Serra dos Reis, pela presidente da CooLabora, Graça Rojão, pela vice-reitora da Universidade da Beira Interior, Anabela Dinis, e da Associação Guardiões da Serra da Estrela, Antónia Silvestre. A conferência decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal da Covilhã, numa organização da CooLabora, em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã, a Associação Guardiões da Serra da Estrela, a Associação BioEco e a Universidade da Beira Interior.
O projeto EcoVida é cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões I.P., no âmbito do projeto NO PLANET B - AMI.

ecovida2

ecovida1

 

Troca-a-Tod@s

O consumo sustentável, de proximidade e local esteve em destaque na edição de Natal da Feira das Trocas. Desta vez, a CooLabora reuniu 23 prossumidores no Centro da Cidade na Troca-a-Tod@s. A moeda social da Covilhã, Tear, voltou a ser a forma de troca de alimentos frescos, de doces, de comida vegetariana, de artesanato, de brinquedos, de roupa em segunda mão, de livros ou de cosméticos naturais.

A solidariedade foi notória na Recolha de Brinquedos para crianças em contexto de família carenciada num bairro da freguesia do Tortosendo. Com esta ação, a CooLabora pretende, além de distribuir presentes a crianças, contribuir para aumentar o ciclo de vida dos brinquedos e a evitar o desperdício.

Do programa cultural, destacaram-se a música da "FunFarra" da EPABI, uma oficina de Decorações de Natal facilitada pela Happy Handmade - Academia de Lavores, e uma oficina de Origami facilitada pela Sara Melancia - ML Sebastião.

trocas2Trocas1

 

 

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade