header mobile
  • Início
  • Noticias
  • Decorreu na Gulbenkian a abertura do International Development Summer Course

Decorreu na Gulbenkian a abertura do International Development Summer Course

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

No dia 18 de Maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, realizou-se a sessão de abertura da segunda edição do International Development Summer Course, uma iniciativa promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian em colaboração com a Plataforma Portuguesa das ONGD e o Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina. Na sessão intervieram Theo Papaioannou e José Brito, tendo esta sido moderada por Agostinho Miranda, advogado e fundador de ProPública.

 

O tema principal do encontro foi o papel da inovação na cooperação: percorrer novos caminhos para encontrar respostas mais eficazes e eficientes às necessidades reais das pessoas, um processo que tem de estar focado nas pessoas e delas partir. Se, por um lado, o professor e escritor Papaioannou enquadrou o conceito, explicando como os ODS contribuem para a globalização que, além duma necessidade, tem de ser inclusiva enquanto obrigação moral. Por outro lado, a intervenção do ex-Ministro dos Assuntos Externos do Cabo Verde foi ao encontro do desejo do público, de ser envolvido numa realidade muito concreta e sem censura, feita de desafios quotidianos e por pessoas reais.
Até dia 30 vão realizar-se as sessões fechadas do curso, com intervenções de atores relevantes no panorama mundial da cooperação, a que se seguirá a sessão de encerramento, aberta ao público, no dia 31, de manhã.

 

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade