header mobile
  • Início
  • Noticias
  • Ecomuseu de Barroso, uma inspiração para o território de Penacova

Ecomuseu de Barroso, uma inspiração para o território de Penacova

5 5

Votação deste artigo: 1 Votos

No dia 8 de setembro de 2018, no âmbito do processo de animação territorial da MANIFesta’18 a decorrer em Penacova, realizou-se uma visita a Montalegre, mais propriamente ao Ecomuseu de Barroso, onde o Vice-Presidente do Município, David Teixeira, apresentou o projeto, desde a sua criação à data atual.

Foi uma década de muito trabalho e dedicação, que muito honra as gentes e tradições do Barroso e que atualmente se assume como uma marca de identidade territorial e promoção turística. O Ecomuseu de Barroso tem por objetivo principal o desenvolvimento do Território do Barroso, a gestão dos polos do Ecomuseu, na preservação do Património Cultural e Natural, a organização dos produtos locais, o incentivo à criação de canais de comercialização, a criação de parcerias, a promoção e divulgação da região e o desenvolvimento de iniciativas e eventos que enriqueçam a população local, aumentando o seu nível formativo. O Ecomuseu de Barroso conta com diversos núcleos, para além do das Minas da Borralha, que também visitámos, situados um pouco por toda a região de Barroso, Concelhos de Montalegre e Boticas.

Foi ainda visitado o Centro Interpretativo das Minas da Borralha, onde ficámos a conhecer a história destas minas e da sua riqueza geológica (litológica), sendo atualmente um espaço com potencialidade de atrair turistas à região e assim desenvolver a economia local. 
Esta visita, organizada pela Animar em parceria com a Câmara Municipal de Penacova e a União das Freguesias de Paradela e Friúmes teve como propósito a partilha de experiências e o mote de inspiração para o processo que se pretende desenvolver neste território, a qual contou com a presença do Presidente da União das Freguesias de Paradela e Friúmes, António Fernandes, o Presidente da Freguesia de Lorvão, Rui Batista, e cerca de 30 representantes do movimento associativo destes territórios. 

No seguimento desta visita, está agendada uma reunião de trabalho aberta à participação de todos/as nas instalações da Junta da União das Freguesias de Friúmes e Paradela no próximo dia 21/09, pelas 20:30H.

O nosso bem haja a todos/as pela colaboração e participação nesta iniciativa!

1459436826996918232752815a61eeb2e00ca
IMG0083
IMG0091
IMG0093
IMG0096
IMG0097
IMG0102
IMG0100
IMG0108
IMG0112

 

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade