header mobile
  • Início
  • Noticias
  • Igualdade de Género – Rede do Alto Alentejo debate iniciativas

Igualdade de Género – Rede do Alto Alentejo debate iniciativas

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

Em Portalegre, a CIMBAA - Comunidade InterMunicipal do Alto Alentejo recebeu na tarde de 19 de junho o segundo “Focus Group sobre o Dia Municipal para a Igualdade 2018 e partilha de experiências”, no âmbito do Projeto cofinanciado IgualAnima Alentejo que a ANIMAR desenvolve até ao final de 2018.

 

Participaram neste encontro 18 pessoas, entre representantes dos municípios de Avis, Marvão, Monforte, Ponte de Sor, Portalegre, da APAV - Gabinete de Apoio à Vítima do Alto Alentejo Oeste, Núcleo de Apoio à Vítima de Violência Doméstica da Cruz Vermelha Portuguesa, Santa Casa da Misericórdia de Portalegre, EAPN, Centro Distrital de Segurança Social, CERCI Portalegre, CIMBAA e Animar.

Depois de uma breve contextualização do Projeto IgualAnima Alentejo e da rede que o mesmo pretende implementar na região, as participantes intervieram de maneira no debate informal que se gerou, partilhando experiências e as iniciativas previstas.

Atualmente estão a ser ultimados os Planos Intermunicipais para a Igualdade da região Oeste e da região Este, do Alto Alentejo, os quais preveem iniciativas a realizar ainda este ano.

Algumas das entidades presentes manifestaram o interesse em levar adiante realizações locais para sensibilização da população, não só no Dia Municipal para a Igualdade mas também a propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (17 de outubro) e ainda do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro).

Neste contexto foram identificadas atividades passíveis de cooperação em Rede, bem como possibilidades de atuação conjunta nas temáticas da Igualdade, combate à Violência Doméstica e ao Tráfico de Seres humanos.

O IgualAnima Alentejo está a ser implementado pela Animar junto de uma rede de mais de 50 entidades em todo o Alentejo, até ao final de 2018. Entre outras iniciativas visa promover o trabalho em Rede na região, com o objetivo de promover a Igualdade como condição de cidadania e desenvolvimento. Simultaneamente é disponibilizado às entidades que integram a Rede de parceiros o moodle.animar-dl.pt, uma nova e importante fonte de recursos e de partilha de informação.

Portalegre-4Portalegre-3Portalegre-2Portalegre-1

 

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade