header mobile
  • Início
  • Noticias
  • Cimeira CPV/PVE - Portugal e Espanha desenham um modelo de voluntariado para a Europa

Cimeira CPV/PVE - Portugal e Espanha desenham um modelo de voluntariado para a Europa

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

A Confederação Portuguesa de Voluntariado (CPV) e a Plataforma de Voluntariado de Espanha (PVE) reuniram-se em Portugal para definir objetivos comuns de ação para os próximos anos. Ambas pretendem estabelecer um modelo de trabalho que impulsione o voluntariado e possa transferir-se para o resto da Europa.

 

Na reunião, que decorreu em Lisboa no passado dia 29 de maio, as duas organizações vizinhas partilharam informação sobre os seus projetos e programas, tendo ainda definido uma agenda de trabalho na qual se incluem novos encontros para formular objetivos de curto, médio e longo prazo. As direções nacionais das duas organizações também expressaram a sua preocupação pelos obstáculos que se apresentam ao voluntariado atualmente. As duas entidades, que são membros do Centro Europeu do Voluntariado, integrando a sua direção, consideram imprescindível sensibilizar os cidadãos para que se juntem à causa do voluntariado.


Mais informação

A Confederação Portuguesa de Voluntariado (CPV), fundada em 2007, tem como missão representar os voluntários de Portugal e as respetivas organizações, quaisquer que sejam os seus domínios de atividade. Integra atualmente 35 organizações de âmbito nacional - associações, cooperativas, federações e confederações - e tem como objetivos principais representar os voluntários de Portugal, preservar e atualizar a identidade do voluntariado, cooperar com as organizações federadas (atuar na cooperação entre as organizações de voluntariado e entre essas e outras entidades) e intensificar o papel do voluntariado na sociedade portuguesa. Saiba mais em www.convoluntariado.pt.

A Plataforma de Voluntariado de Espanha (PVE) é uma organização não-governamental que coordena a promoção, a difusão do voluntariado e a ação solidária a nível estatal espanhol. A PVE foi constituída e 1986, integrando 79 organizações de âmbito estatal assim como plataformas autonómicas e provinciais de toda a Espanha. Entre os seus membros, contam-se organizações como Cruz Vermelha, Cáritas, Comissão Espanhola de Ajuda ao Refugiado, Associação Espanhola Contra o Cancro, Federação Estatal de Lésbicas, Homossexuais, Transexuais e Bissexuais, Save de Children e Aldeias Infantis SOS, entre outras. Saiba mais em http://www.plataformavoluntariado.org/.

Contactos para mais informações: Raquel Gonçalves | Gestora de Programas da CPV – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 965 002 058

 

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade