20 mil visitantes passaram por Brotas em dez anos! Um exemplo de Turismo de Base Local

14/02/2022 |
20 mil visitantes passaram por Brotas em dez anos! Um exemplo de Turismo de Base Local

 

A uma hora de Lisboa, uma aldeia alentejana genuína e com tradição, como referiu Pedro Mendoça no ciclo de videoconferências Turismo de Aldeia, no passado 31 de Janeiro, atividade enquadrada no projeto Capacitar para Agir em Rede III, financiado pelo CNES.

 

No centro da sua dinâmica está - ABROTTEA (Associação Dinamizadora, Cultural, Histórica e Ambiental de Brotas) – desde 2009 a dar vida e sonhos aos 400 habitantes da aldeia, entre os quais 20 crianças e adolescentes.

No olhar e no agir da ABROTTEA ser-se residente é um desafio para se ser guardião/ guardiã, intérprete e guia da terra. Como destacou José João Rodrigues, o Turismo de Base Local promove o território em rede, através de processos de Investiga-ação, cheios de desenvolvimento socio-cultural e socio-educativo, onde os investigadores são as próprias pessoas que vivem nos locais.

Investiga-ação nesta aldeia, para Pedro Mendonça manifesta-se através da valorização dos ofícios, como a moldagem e a pintura de barro em olaria tradicional, a confeção de pintura em azulejo ou através do saber gastronómico ou de um culto religioso que remonta ao século XVI, com peregrinações ao Santuário de Nossa Senhora das Brotas.

Investigação-ação que proporcionou a (re)criação das Casas de Romaria – um alojamento local com seis casas, dez quartos e dezanove camas, do Pedro Mendonça empreendedor, que lembrou os efeitos positivos do projeto ASAS como catalisador de boas práticas em aldeias com risco de despovoamento.

Entre o passado e o presente, Brotas está no mapa da Rota Nacional 2 , antiga estrada Real de Portugal, de Chaves a Faro, única na Europa que percorre um país inteiro no sentido longitudinal, e convida a ficar para se visitar os pontos de interesse em redor: Fluviário de Mora, Passadiço e Parque Ecológico do Gameiro, Museu Interativo do Megalitismo.

São muitas as oportunidades no horizonte de agora e de um futuro próximo, uma empresa de animação, o trabalho em rede e promoção conjunta mais sólidos, como por exemplo integrar redes de oferta enquanto contexto de Aldeia, através de uma desejada integração na ATA (Associação de Turismo de Aldeia).

Saiba mais informação nos links abaixo:
ABROTTEA - http://abrottea.pt/

https://www.cm-mora.pt/locais/santuario-de-nossa-senhora-de-brotas/?mp=1274&mc=10943

https://casasderomaria.com/quem-somos/

https://agencianimar.com/asas-aldeias-sustentaveis-e-activas/854-projecto-asas-o-que-e

https://www.rotan2.pt/

https://www.aldeiasdeportugal.pt/sobre-a-ata/