Território deprimido e de baixa densidade, a região de Penacova foi duramente atingida pelos incêndios florestais do Verão passado e todo o seu frágil tecido económico e social se ressentiu dramaticamente, correndo o risco de colapsar se nada de estruturante e duradouro for feito.
Consciente desta situação, a Animar entendeu não se poder alhear do problema e decidiu também fazer parte da solução e enfrentar o desafio.
Elaborar um conjunto de propostas capazes de dar corpo a um plano de desenvolvimento integrado que dinamize e crie economia, atraia e fixe pessoas e previna a repetição de catástrofes como as do último Verão é o objectivo ambicioso que juntou a Animar, a Câmara Municipal de Penacova e a União de Freguesias de Friumes e Paradela. Um plano que se quer participado, construído com as pessoas vivem e/ou trabalham na região, o poder local, o tecido associativo e o saber académico.
A MANIFesta’18 surge assim da congregação das vontades destas entidades, assumindo-se como um processo-evento desencadeador e promotor desse plano. Pelo que a sua realização se desdobra em duas fases:
Processo de animação territorial em Penacova, a partir do qual se pretende elaborara uma proposta de estratégia para o futuro, o qual será composto por momentos de debate e reflexão (Assembleias Comunitárias) em torno dos temas previamente identificados, a saber: Educação, Ambiente, Agricultura e Floresta, Turismo e Economia e Social, que decorrerão entre Abril e Setembro de 2018.
Realização de um Evento Público de divulgação desta proposta, a realizar entre os dias 19, 20 e 21 de Outubro de 2018, altura em que serão apresentadas as propostas de prevenção das catástrofes que têm fustigado a região como as de desenvolvimento integrado, à luz dos princípios do desenvolvimento local e da economia social e solidária.
O território e as pessoas
Penacova, sede do Concelho com o mesmo nome, é uma vila portuguesa do distrito de Coimbra, situada na sub-região do Baixo Mondego, constituída por oito freguesias – Carvalho, Lorvão, Friunes e Paradela da Cortiça, Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego, Lorvão, Penacova, S. Pedro de Alva e São Paio do Mondego, Sazes do Lorvão.
Área: 216,7 km2
População: 14.300
População jovem (menos de 15 anos): 10,6%
População activa (15 aos 64 anos): 62,3%
População idosa (mais de 65 anos): 27%
Densidade populacional (número médio de pessoas por km2): 66
Índice de envelhecimento (número de idosos por cada 100 jovens): 254,8
Pessoas em idade activa por idoso: 2,3
Diferença entre nascimentos e óbitos: -133
Desempregados inscritos nos centros de emprego (população activa): 5%
Pensionistas (Segurança Social e Caixa Geral de Aposentações): 43%
Pensionistas (Segurança Social – velhice, invalidez e sobrevivência): 4.803
Pensionistas (Caixa Geral de Aposentações): 662
Beneficiários do Rendimento Social de Inserção: 163 – 1,3%
Beneficiários do subsídio de desemprego: 189 – 1,5%
Trabalhadores na Administração Local: 150
PARCEIROS
Promotores
Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local
Câmara Municipal de Penacova
União das Freguesias de Fríumes e Paradela
Pareceria de Desenvolvimento
ACTUAR – Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento
Associação Zero
ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental
ICE – Instituto das Comunidades Educativas
FEUC – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Portugal Inovação Social
UBI – Universidade da Beira Interior
Universidade de Aveiro
Entidades Locais
Movimento Associativo da União de Freguesias de Fríumes e Paradela