DESTINATÁRIOS
A ação de formação destina-se a dirigentes associativos, diretores/as técnicos/as, coordenadores/as de serviço que desempenham ou pretendam vir a desempenhar funções em Entidades de Economia Social, bem como todos/as aqueles/as que tenham interesse na área.
OBJECTIVO GERAL
Dotar as pessoas formandas com competências na área da sustentabilidade, através da legislação aplicável (evolução dos diplomas que dizem respeito às organizações para cumprimento da Agenda 2030), e de conhecimentos das ferramentas para delinear uma estratégia organizacional para a sustentabilidade.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
No final da ação de formação «Sustentabilidade nas Entidades da Economia Social» cada pessoa formanda deve:
– deter conceitos sobre o tema da sustentabilidade, bem como conhecer a evolução de alguns marcos ao nível da temática;
– deter conhecimentos sobre o framework ESG, ser capaz de identificar e limitar a cadeia de valor de uma organização e identificar fatores de ESG na mesma;
– compreender e relacionar os riscos e as oportunidades de critérios ESG ao longo da cadeia de valor com os ODS. Cada pessoa formanda deverá ser capaz de identificar os ODS prioritários e definir algumas métricas como KPIs;
– ser capaz de definir uma estrutura para o relatório de sustentabilidade e conhecer os principais standards e normas aplicáveis.
PROGRAMA
– Tema 1 A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
– Tema 2 Framework ESG
– Tema 3 A relação entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os critérios ESG
– Tema 4 A agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
METODOLOGIA
A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos.
A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt.
AVALIAÇÃO
Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá:
1 – frequentar assiduamente a formação;
2 – realizar todos os desafios propostos.
Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada módulo.
A nota de cada módulo resultará dos seguintes fatores de avaliação:
– Participação em sessões síncronas (60%);
– Realização do desafio final (40%).
As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade; participação proactiva; partilha de boas práticas; relação com o domínio profissional; comunicação.
As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos dos módulos; aplicação à realidade: inovação; rigor formal.
As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.