DESTINATÁRIOS/AS

A ação de formação destina-se a técnicos/as no ativo de Organizações de Desenvolvimento Local que desempenham funções de apoio direto ou indireto, junto de crianças e jovens. 

O grupo composto pelas pessoas formandas será constituído por 20 participantes. 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final da ação de formação «CAPTECINF&JUV» cada pessoa formanda deve: 

– Identificar os principais diplomas e documentos que suportam a sinalização e a intervenção com crianças e jovens; 

– Conhecer os contextos familiares e as reais dificuldades; 

– Identificar modelos de desenvolvimento infantil e juvenil; 

– Identificar as metodologias para a inclusão; 

– Compreender a linguagem juvenil; 

– Usar ferramentas de proximidade digital; 

– Compreender a metodologia de construção de projetos. 

 

MODALIDADE, DURAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

A ação de formação decorre na modalidade a distância tem, previsivelmente, a duração de 10 semanas e as sessões síncronas serão distribuídas de acordo com o cronograma. 

Terá por suporte a plataforma de aprendizagem digital da Animar, Moodle em www.formacao.animar-dl.pt, endereço digital onde a ação de formação terá lugar. 

 

PROGRAMA

 Tema 1 | Direitos da criança e do/a jovem 

Tema 2 | Contextos familiares e sociais 

Tema 3 | Desenvolvimento infantil e juvenil 

Tema 4 | Inclusão e diversidade 

Tema 5 | Intervenção e metodologias 

Tema 6 | Metodologias de projeto 

 

METODOLOGIAS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS

A ação de formação é teórico-prática e conta com a participação ativa das pessoas formandas em todas as atividades propostas. Versará a apresentação e discussão de temas específicos relacionados com a área, bem como a discussão e análise de casos práticos. 

A formação a distância desenvolve-se pelo método expositivo, interrogativo e ativo, com momentos de discussão orientada e aprendizagem colaborativa, com recurso a plataformas de aprendizagem digital. Como forma de comunicação assíncrona, plataforma de autoestudo e de submissão das atividades síncronas e dos desafios finais, é utilizada a plataforma Moodle da Animar em www.formacao.animar-dl.pt. 

Nesta plataforma encontrará todos os materiais disponibilizados pelas pessoas formadoras, as apresentações, os audiovisuais, o recurso a diversas atividades, as leituras especializadas e os desafios finais, potenciaram a aprendizagem dos conteúdos de cada tema. 

 

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

Para concluir a ação de formação cada pessoa formanda deverá: 

1 – frequentar assiduamente a formação; 

2 – realizar todos os desafios propostos. 

Avaliação final traduz-se na média das notas obtidas em cada tema. 

A avaliação é sumativa e final, de menção quantitativa. 

A nota de cada tema resultará das seguintes ponderações: 

– Participação em sessões síncronas e desafios assíncronos (70%); 

– Realização do desafio final (30%). 

As pessoas formandas serão avaliados quantitativamente, de 0 a 20 valores na participação das sessões síncronas segundo os seguintes critérios: assiduidade/pontualidade; participação; apresenta argumentos consistentes para defender a sua ideia; empenho/interesse; espírito crítico 

As atividades síncronas e os desafios finais terão sempre uma nota quantitativa de 0 a 20 valores, serão para avaliação de conhecimentos e poderão ser trabalhos práticos e/ou ficha de conhecimentos sumativa. Avaliados segundo os critérios: domínio da temática; apreensão dos conteúdos do tema; aplicação à realidade: inovação; rigor formal.

As pessoas formandas que concluam a ação de formação com aproveitamento (mínimo 10 valores) e que garantam uma assiduidade de, pelo menos 90%, obterão um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) e o respetivo registo no Passaporte Qualifica.