Até recentemente, não existiam incentivos públicos adequados à pequena propriedade florestal. Uma evidência desta situação é o facto das regiões onde a propriedade média tem dimensões superiores continuarem a figurar entre as que têm mais financiamento contratualizado no PDR202O, como se verificou no relatório que o Centro PINUS divulgou há cerca de um ano e que, brevemente, será atualizado.
Para dar resposta a esta situação foram implementados financiamentos inovadores. Foi o caso dos anúncios do Fundo Ambiental:
– Beneficiação de povoamentos de pinheiro-bravo com potencial para resinagem;
– Projeto-piloto Vales Floresta.
Neste webinar iremos também analisar a intervenção do PEPAC Mosaico Agro-florestal que está a ter uma adesão interessante pelos agricultores nos territórios legalmente classificados como vulneráveis aos incêndios.
Adicionalmente, a sessão promoverá a reflexão na perspetiva dos beneficiários e das entidades gestoras do financiamento. Desta reflexão pretende-se identificar os fatores de sucesso e também reunir sugestões de melhoria e pistas para futuros anúncios.
Este webinar destina-se a membros de ONGA’s; decisores políticos e organismos da administração pública central e local; agentes do setor florestal.
O programa pode ser consultado aqui, do qual destacamos a presença do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, na sessão de encerramento.
A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição obrigatória neste link (os lugares são limitados).