header mobile

O Volksgeist latino-americano: notas sobre a relação Paulo Freire e Ivan Illich

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

pF-vs-IITítulo: O Volksgeist latino-americano: notas sobre a relação Paulo Freire e Ivan Illich
Autor: Gildemarks Costa e Silva
Edição: CES
Ano: 2015
21 páginas

Neste artigo, objetivamos discutir, ainda que de forma preliminar, a relação entre Paulo Freire, Ivan Illich e CIDOC, tendo em vista compreender qual foi a contribuição do CIDOC para a constituição e internacionalização do pensamento de Paulo Freire.
Argumentamos que a participação de Freire nesse centro contribuiu para a constituição e divulgação do seu pensamento. Compreendemos que isso se dá, fundamentalmente, em função de que no CIDOC há uma reapropriação criativa dos movimentos da década de 1960, e, nesse centro, se expressa de forma intensa o Volksgeist latino-americano dessa época, pertinente à transgressão da institucionalização, à utopia política, bem como à criatividade de pensamento.
Procuramos elencar, nas considerações finais, a hipótese de que essa mesma internacionalização do pensamento de Paulo Freire se encontra no cerne do distanciamento de Ivan Illich em relação ao pensador pernambucano. De acordo com Ivan Illich, o pensamento de Paulo Freire sofre um processo de “colonização” por parte dos “marxistas cristãos” instalados no Conselho Mundial das Igrejas, os quais desejam fazer de Freire um “intelectual/ídolo” latino-americano, o que será um significativo equívoco e um motivo para afastamento entre ambos.
Este artigo é composto das seguintes partes: a) inicialmente, delineamos o que representou o CIDOC, quando procuramos demarcar as origens e características do mesmo. Na sequência, b) exploramos os movimentos sociais e intelectuais que caracterizam o Volksgeist latino-americano da década de 1960, o qual encontra no CIDOC eixo de articulação e recriação do mesmo; c) em um terceiro momento, nos concentramos na caracterização da presença de Paulo Freire no CIDOC, sua relação com Ivan Illich e da importância disso para a constituição e divulgação do seu pensamento. Nas considerações finais, abordamos o distanciamento - no campo teórico – entre Ivan Illich e Paulo Freire.

(in Introdução)

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade