header mobile

Resiland - fortalecendo a resiliência de crianças e jovens contra a exploração e o tráfico

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

ResilandTítulo: - fortalecendo a resiliência de crianças e jovens contra a exploração e o tráfico (orientações para profissionais que trabalham com e para crianças imigrantes)
Autor: Daja Wenke, Júlia Pàmias e Pippo Costella
Edição: Resiland
Ano: 2015

O projeto Resiland centra-se nas histórias de crianças migrantes. As histórias são consideradas um elo de ligação entre a criança, enquanto “caso”, e as/os proissionais: assistentes sociais, agentes dos serviços de imigração e outros/as, enquanto “gestoras e gestores de caso”. Resiland tem como objeivo criar espaços de escuta aiva com vista ao reforço da qualidade das relações humanas na prestação de serviços. Duas questões centrais orientaram a conceção do projeto:
i) Ouvir as histórias das crianças migrantes como modo de ajudar a evitar que sejam tratadas meramente como “casos” ou “objetos de proteção”;
ii) Dar a devida atenção às histórias das crianças, como estratégia para permiir uma interação mais humana, aumentar a qualidade da prestação de serviços dirigida a crianças e jovens em movimento.

Estas questões são altamente relevantes no contexto de acolhimento, cuidado e proteção das crianças migrantes em locais de trânsito e de desino, e no contexto de um eventual retorno ao país de origem.

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade