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As Empresas no Mundo da Água - Cenários para 2025 do WBCSD

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Com o crescimento demográfico e o desenvolvimento económico a acelerarem a procura e o consumo de bens e serviços, o valor absoluto da água começa a ser cada vez mais relevante. As empresas não podem ignorar esta tendência até porque, para algumas, ela corresponde a novas oportunidades económicas de adequar a disponibilidade de água à sua procura ou de melhorar a qualidade ou a eficiência da sua utilização. Para outras empresas, esta tendência reflecte-se num controlo mais apertado do modo como estas, as suas cadeias de abastecimento e os seus mercados acedem e utilizam a água, bem como na emergência de novos riscos num quadro da concorrência com outros utilizadores. De uma forma ou de outra, é tempo das empresas, independentemente do sector onde operam ou da sua dimensão, integrarem a água no seu pensamento estratégico.

Desde que constituiu o seu primeiro grupo de trabalho sobre as questões da água, em 1997, o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) tem assinalado experiências empresariais de sucesso nos domínios da gestão da água, do desenvolvimento de parcerias e da criação de serviços de abastecimento de água aos pobres. Em 2004, o grupo de empresas membro do WBCSD que representamos decidiu reforçar o seu esforço colectivo no sentido de levar as empresas a perceber a necessidade de reflectir sobre a temática da água e sobre aquilo que podem fazer neste campo.

Optámos por construir cenários por estes servirem de plataforma para uma visão mais sistémica e consensual de um quadro mais global e complexo. Além disso, a construção e utilização de cenários vai além da constatação do problema e da busca das soluções possíveis e respectivas consequências, podendo contribuir para gerar compromissos e entendimentos mediante um trabalho de reconhecimento das incertezas e de respeito pelas diferentes perspectivas.

Assim, os nossos objectivos específicos na construção destes cenários foram:
1 - Esclarecer e melhorar a compreensão, por parte das empresas, das questões fulcrais e dos motores de mudança ligados à água.
2 - Promover o entendimento recíproco entre a comunidade empresarial e restantes partes interessadas nas questões relacionadas com a gestão da água.
3 - Apoiar uma acção empresarial eficaz como parte da solução para uma gestão sustentável da água.

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