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Trajectos e projectos de jovens descendentes de imigrantes à saída da escolaridade básica

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Autor: Teresa Seabra (coord.), Sandra Mateus, Elisabete Rodrigues, Magda Nico
Edição: ACIDI
Lisboa, Abril 2011

 

 

 

O trabalho desenvolvido pelo Programa Escolhas tem representado um precioso instrumento de politica pública, ao longo de mais de dez anos, com reconhecido sucesso na inclusão escolar de crianças e jovens provenientes de contextos socialmente desfavorecidos.

No entanto, apesar dos esforços desenvolvidos e dos sucessos já alcançados, persistem ainda condições adversas para a igualdade de oportunidades de acesso e de sucesso escolares de muitas crianças e jovens que frequentam o ensino básico e secundário, sobretudo relativamente aos jovens descendentes de imigrantes.

Como salientam as autoras: "Perante este diagnóstico, ê pertinente equacionamos a hipótese de os alunos de origem imigrante serem portadores de dificuldades específicas que importa colmatar, dado não ser suficiente a atitude positiva que têm tanto em relação à escola, como a escolaridade. Baseados no contado direto mantido com as escotas, pudemos constatar que, entre essas dificuldades, estão as do domínio da língua portuguesa e as baixas expectativas dos docentes em relação aos alunos de origem africana (que constituem a grande maioria dos alunos descendentes de imigrantes)".

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