header mobile

Agenda Social 2005 - 2010 - Uma Europa Social na economia global, empregos e oportunidades para todos

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos
Numa tentativa de reforçar a dimensão social Estartégia de Lisboa, foi adoptada uma nova Agenda Social, em Fevereiro de 2005, que contém um roteiro para a política social europeia até 2010. Este novo impulso reflecte as intenções do projecto de tratado constitucional da UE e surge no contexto das políticas comunitárias existentes que completam a acção dos Estados-Membros nos domínios laboral e social.

Nas últimas décadas, houve progressos assinaláveis no desenvolvimento do modelo europeu de sociedade. É único no mundo em muitos aspectos. Assenta simultaneamente no crescimento económico e na criação de bons empregos, assegura um nível elevado de protecção social e de educação e baseia-se em parcerias, especialmente entre empregadores e sindicatos.

Os europeus têm crescido com as vantagens deste modelo social. No entanto, para preservar a nossa prosperidade e solidariedade, precisamos de nos adaptar às mutações económicas e sociais que advêm da globalização e do envelhecimento das nossas populações.

Ao relançar a nova Estratégia de Lisboa da UE, a Comissão declarou que o crescimento e o emprego seriam a sua primeira prioridade.

Numa tentativa de reforçar a dimensão social desta estratégia, foi adoptada uma nova Agenda Social, em Fevereiro de 2005, que contém um roteiro para a política social europeia até 2010. Este novo impulso reflecte as intenções do projecto de tratado constitucional da UE e surge no contexto das políticas comunitárias existentes que completam a acção dos Estados-Membros nos domínios laboral e social.

AgendaSocial2005-2010

 

 

 

 

 

 

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade