header mobile

Para a Estratégia 2030 da Região de Lisboa e Vale do Tejo

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos

estratTítulo: Para a Estratégia 2030 da Região de Lisboa e Vale do Tejo
Autor: João Pereira Teixeira (coordenação), Ana Ramos e Nuno Ventura Bento
Edição: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo
Ano: 2018
87 páginas

Este documento foi concluído a 22 de Maio de 2018, e resulta de um desafio colocado (a 22 de Janeiro de 2018) pelo Sr. Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Eng Pedro Marques, à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT) e ao Conselho Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CRLVT) para, conjuntamente, apresentarem um pensamento estratégico 2030 para a RLVT, não considerando questões de governação, nem de Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), remetendo essas questões para outra fase.

O documento assume a necessidade de uma Estratégia que seja preparatória para o futuro, resolvendo problemas instalados e tendências verificadas, prevenindo o impacto das mudanças disruptivas tidas atualmente como certas, designadamente as exigências decorrentes das grandes alterações tecnológicas em curso. O documento enquadra-se em três grandes vetores: a promoção da competitividade internacional, a dinamização da coesão territorial e o reforço da coesão social.

Não obstante a sua abrangência regional, o documento assume o papel da espacialização das políticas públicas em cada território, assente num conjunto de abordagens (instrumentos de política) focalizados na especialização económica de cada território, a ser definida no contexto do potencial endógeno, e das realidades locais, como fator chave para suportar estratégias e programas locais.

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade