header mobile

Anuário estatístico 2012

0 5

Votação deste artigo: 0 Votos
Código: 14 DESENVOLVIMENTO

N.º/Ref.: 20

N.º Páginas: 138

Suporte: Revista

Ano: 2013

Autor: Xunta de Galicia

Editora: Xunta de Galicia

Local: Santiago de Compostela

 

Notas

Em 2010, reiniciou-se a edição do Anuário Estatístico Galiza - Norte de Portugal sob forte impulso das actividades de cooperação transfronteiriça no âmbito da Comunidade de Trabalho Galiza - Norte de Portugal. Pretendia-se transformar este exercício numa prática de trabalho corrente entre as principais instituições relevantes para este efeito das duas regiões, que permitisse novas edições nos anos subsequentes. O Anuário Estatístico Galiza -Norte de Portugal 2012 é, assim, o resultado do aprofundamento desta relação de trabalho entre o Instituto Galego de Estatística e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, através do seu Observatório das Dinâmicas Regionais, contando-se com a pronta colaboração do Instituto Nacional de Estatística, de Portugal, na cedência de dados estatísticos e na preparação da metainformação que lhes está associada.
Tendo-se consciência das diferenças existentes entre os sistemas estatísticos dos respectivos países, procurou-se seleccionar as variáveis em relação às quais é possível assegurar a necessária harmonização. Só a comparabilidade da informação permite a leitura conjunta das duas regiões e, em consequência, o aprofundamento do estudo das relações transfronteiriças.
A estrutura desta edição não é diferente da anterior, dividindo-se em três partes: "Território e População", "Actividade Económica" e "Indicadores Sociais". A primeira, contando com os capítulos do "Território e demografia" e "População activa, inactiva, empregada e desempregada". A segunda, incluindo os capítulos da "Agricultura e pescas", "Indústria e energia", "Construção", "Transportes e comunicações", "Turismo", "Contas regionais", "Comércio intracomunitário", "Empresas e sociedades", "Sector financeiro", "Preços", "Finanças da administração local" e "Ciência, tecnologia e sociedade da informação". Finalmente, a terceira parte, contemplando os subcapítulos da "Saúde", "Segurança social", "Educação", "Cultura" e "Meio ambiente".

lr20140123050207

 

Recomendamos

Financiado Por

financiadores02financiadores03financiadores04

Redes e Parcerias

Parceiro1 CasesParceiro2 RipessParceiro3 CNESParceiro4 ComunaCarta Portuguesa para a Diversidade